Graduação

Curso de Odontologia

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto tem por missão “formar cirurgiões-dentistas de excelência, produzir conhecimentos decorrentes de investigação científica, qualificar recursos humanos em Odontologia e prestar serviços à comunidade visando atender os desafios apresentados pela sociedade”. Sendo assim, busca-se uma formação com sólida capacitação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos, humanísticos, legais e sociais na compreensão da realidade socioeconômica e cultural do seu meio, de tal forma a transformar a realidade em benefício da sociedade. Para viabilizar o perfil apresentado, a formação de excelência é feita articulando-se o ensino baseado em evidências com o atendimento da comunidade e adoção de metodologias ativas, em um ambiente ético e integrado com a realidade social visando a saúde geral da população.

 

Curso 58012 (5 anos) - ingressantes até 2023

Síntese do Curso:

Número de Vagas: 80 vagas

Período: Integral

Duração: 5 anos (10 semestres)

Reconhecimento do Curso: Portaria CEE/GP n° 453, de 24/10/2019.

 

Estrutura Curricular

Projeto Pedagógico (58012)

Curso 58013 (4 anos) - ingressantes a partir de 2024

Síntese do Curso:

Número de Vagas: 80 vagas

Período: Integral

Duração: 4 anos (8 semestres)

Reconhecimento do Curso: Portaria CEE/GP n° 453, de 24/10/2019.

 

Estrutura Curricular

Projeto Pedagógico (58013)

Formas de Ingresso

Vestibular/FUVEST

O ingresso no curso de graduação da FORP é feito por meio de vestibular.  A seleção é realizada anualmente e organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST).

Para maiores informações sobre o processo vestibular, consulte o site da FUVEST.

ENEM-USP

O ingresso de novos alunos de graduação da USP é realizado, também, por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O número de vagas destinadas a esta forma de ingresso é definida, anualmente, pela Comissão de Graduação da Unidade.

Para maiores informações sobre o ingresso na USP via ENEM, consulte a página específica da Pró-Reitoria de Graduação.

Outras formas de ingresso

Além das formas tradicionais de ingresso nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo, o Regimento Geral estabelece outras formas de ingresso, sendo elas:

 

Transferência Interna

Além do vestibular, é permitida a transferência de alunos regularmente matriculados em cursos da USP para o curso de Odontologia da FORP, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo. Este processo é destinado somente a estudantes matriculados em cursos da área de Ciências Biológicas, com prioridade aos acadêmicos vinculados aos cursos de Odontologia da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

Em caso de vagas, a Comissão de Graduação publicará, no site da Faculdade, edital com os critérios de seleção, prazo de inscrição e demais informações pertinentes ao processo seletivo.

Edital – Transferência Interna 1° semestre de 2024

Requerimento de Inscrição

Resultado – Transferência Interna 1° semestre de 2024

Resultado – Transferência Interna 1° semestre de 2024 (Lista de espera)

 

Transferência Externa

É permitida, também, a transferência de alunos de outras instituições de ensino superior do país ou do exterior, inclusive da USP, para o Curso de Odontologia da FORP, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. Entretanto, de acordo com o Regimento Geral da USP, é vedada a transferência para o primeiro e para os dois últimos semestres do curso.
O processo seletivo é realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste em prova eliminatória, sob responsabilidade exclusiva da FUVEST. Os candidatos pré-selecionados na primeira etapa, deverão prestar nova prova, também eliminatória, na FORP, sobre conteúdos específicos do curso.

A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, geralmente no mês de março. Para maiores informações sobre a transferência externa, consulte o site da FUVEST.

Edital – Transferência Externa 2019/2020

Requerimento de Inscrição

Resultado –  Transferência Externa 2019/2020

 

Portador de Diploma de Nível Superior

De acordo com o disposto no Art. 72 do Regimento Geral da USP, poderá ser concedida matrícula, independentemente do concurso vestibular, a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, em vagas remanescentes, após a matrícula dos alunos regulares da Universidade e atendidas as transferências previstas neste regimento.

Em caso de vagas, a Comissão de Graduação publicará, no site da Faculdade, edital com os critérios de seleção, prazo de inscrição e demais informações pertinentes ao processo seletivo.

Edital – Processo seletivo para graduados de nível Superior – 2019

Requerimento de Inscrição

Resultado – Processo Seletivo para Graduados de Nível Superior 2019

Grade-Horária e Calendários

Grade-Horária

Calendários

Dada a especificidade do Curso de Graduação em Odontologia, a Unidade possui datas diferenciadas em relação ao Calendário da USP, portanto a Comissão de Graduação elabora, semestralmente, calendário de atividades próprio para o curso. Desta forma, os acadêmicos e docentes da FORP devem seguir as datas e prazos estabelecidos no calendário da Unidade.

Os calendários podem ser acessados nos links abaixo.

 

Calendário CG/FORP – 2° semestre de 2023

Calendário CG/FORP – 1° semestre de 2024

 

Para acessar o Calendário Escolar da Pró-Reitoria de Graduação, no qual constam as datas comuns a todos os cursos de graduação da Universidade, acesse:

Calendário Escolar USP 2024

Estágios Curriculares

Os estágios têm o objetivo de promover aprendizagem pela vivência dos conhecimentos aplicados, observação e realização de intervenções em níveis de complexidade crescente, sob supervisão, proporcionando o contato discente com as diversas realidades sociais. Tais ações contribuem para o desenvolvimento cognitivo, atitudinal e procedimental do futuro profissional, bem como, permitem sua inserção em equipes multiprofissionais. Esses estágios curriculares são desenvolvidos de forma articulada e proporcional ao conhecimento adquirido ao longo do curso.

Visando o cumprimento da carga horária estipulada pelas Diretrizes Nacionais, ou seja, 20% da carga horária total do curso, são previstas atividades extra e intramuros, desenvolvidos em parceria com Faculdades da área da saúde do Campus de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto. Os principais campos de estágio curricular (obrigatório e eletivo) para o Curso de Odontologia da FORP são:

  • 5ª Circunscrição de Serviço Militar – Ribeirão Preto;
  • Centro de Saúde Escola (CSE) da FMRP/USP;
  • Centro Médico Social Comunitário (CMSC) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto;
  • Escolas Municipais de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto;
  • Fundação para Pesquisa, Prevenção e Assistência do Câncer (SOBECCAN) – Ribeirão Preto;
  • Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto;
  • Hospital das Clínicas, Hospital da Criança e Hemocentro da FMRP/USP;
  • Núcleos de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto;
  • Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto;
  • Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto; e
  • Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Sertãozinho.

Orientações Gerais sobre os Campos de Estágios

Visando esclarecer e dar conhecimento aos alunos-estagiários sobre as normas de funcionamento de cada um dos campos de estágios curriculares do Curso de Graduação em Odontologia, a Subcomissão de Estágios disponibiliza os arquivos pertinentes aos estágios obrigatórios que ocorrerão no ano de 2023-2024, conforme segue:

 

Estágio em Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família

Estágio em Serviços de Saúde

Estágio em Urgências em Odontologia

Estágio Odontológico em Serviço Militar

 

Lembramos que em caso de dúvidas, os alunos devem entrar em contato com o docente responsável pelo estágio.

(Notícia atualizada no dia 04 de agosto de 2023, portanto eventuais alterações ocorridas após essa data não estão contempladas nos arquivos listados acima)

Endereços e Escalas dos Campos de Estágios - 2023/2024

Visando dar acesso rápido às escalas dos estágios curriculares do Curso de Graduação em Odontologia, a Subcomissão de Estágios disponibiliza os arquivos pertinentes aos estágios obrigatórios que ocorrerão no ano de 2023-2024, conforme segue:

Grupos de Alunos

Escala Geral

Endereço dos Campos de Estágios

 

Além disso, está disponível, também, a escala individual de cada um dos campos de estágios, como abaixo:

Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família (PSF)

HC Criança

Hospital das Clínicas (HC)

Hospitais e Ambulatórios – Cirurgia

Estágio Odontológico em Serviço Militar

Pronto Atendimento da FORP (PA)

Serviço de Prótese da FORP

Unidades de Saúde em Sertãozinho

 

Lembramos que em caso de dúvidas, os alunos devem entrar em contato com o docente responsável pelo estágio.

(Notícia atualizada no dia 04 de agosto de 2023, portanto eventuais alterações ocorridas após essa data não estão contempladas nos arquivos listados acima)

Atividades Acadêmicas Complementares (AACs)

A Comissão de Graduação, após ampla discussão e estudo, deliberou em sua 483ª Reunião Ordinária, realizada em 09 de março de 2020, inserir a obrigatoriedade dos estudantes realizarem, no mínimo, 30 (trinta) horas de AACs, conforme interesse e afinidade, para a conclusão do curso. Essa obrigatoriedade é válida para os ingressantes a partir de 2021, sendo facultativa aos estudantes atualmente matriculados na FORP.

As Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas atividades que não pertencem à grade curricular do curso de Graduação, mas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional, como, por exemplo, participação em eventos científicos, representação em entidades estudantis, estágios não-obrigatórios, monitorias entre outras.

Tendo em vista a especificidade de cada um dos cursos de Graduação da USP, a Pró-Reitoria de Graduação estipulou que cada Unidade deveria definir, dentro de uma lista pré-definida de AACs, aquelas que seriam aceitas para os alunos do curso. Desta forma, é importante ressaltar que o Sistema Júpiter já fornece uma lista de atividades pré-definidas, mas os alunos da FORP podem solicitar somente a inclusão de atividades relacionadas na Tabela de AACs (link abaixo). Os pedidos de registro que não se enquadrarem nas atividades aprovadas pela CG serão indeferidos pelo Serviço de Graduação.

 

Tabela ACCs – Discentes (vigente a partir de dezembro de 2023)

 

Como solicitar o registro das AACs

A solicitação do registro da AAC é realizada pelo Sistema Júpiter, no item “Requerimento”, opção “Atividades Acadêmicas Complementares”. Além de descrever a atividade desenvolvida, o aluno deve atribuir carga horária compatível com a determinação da CG (consultar tabela de AACs) e anexar um arquivo comprobatório da atividade realizada.

O Serviço de Graduação da Unidade irá verificar se o requerimento corresponde a uma das AACs aceitas pela Comissão de Graduação da FORP (conforme tabela de AACs) e, no caso deste cumprir os requisitos exigidos, encaminhará a solicitação para análise e deliberação da Comissão de Graduação, que é a responsável por definir a quantidade de horas e deferir o pedido. A partir do deferimento, a AAC passará a constar no histórico escolar e no resumo escolar do aluno.

No link abaixo é possível verificar o fluxo de procedimentos que serão utilizados para a análise das AACs.

Passo a passo de como solicitar AAC no Sistema Júpiter

Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria da Comissão de Graduação (graduacao@forp.usp.br).

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste na elaboração e apresentação de trabalho vinculado a áreas afins do Curso de Odontologia, sob orientação docente, elaborado individualmente pelo aluno(a), como condição para a conclusão do curso e obtenção do título de Cirurgião(ã)-Dentista.

 

Regulamento do TCC

Formulário de indicação de Orientador

Formulário para alteração de Orientador

Requerimento para prorrogação do prazo de entrega do TCC

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Comissão Assessora para Avaliação do TCC (tcc@forp.usp.br).

Intercâmbio Internacional

Para maiores informações, consulte a página da Comissão de Relações Internacionais da FORP/USP.

Normativas, Regimentos e Regulamentos

Programas e Bolsas

Programa Unificado de Bolsas

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional. O programa é  gerenciado, exclusivamente, pelas Pró-Reitorias da USP.

Os editais do Programa estão disponíveis na página específica da Pró-Reitoria de Graduação (clique aqui).

PEEG - Monitoria

O Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação – Monitoria (PEEG) é uma ação da Pró-Reitoria que visa a incentivar alunos com mérito acadêmico a aperfeiçoarem os estudos em uma disciplina de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino.

Os editais do Programa estão disponíveis na página específica da Pró-Reitoria de Graduação (clique aqui).

Os critérios de seleção dos projetos e alunos-monitores estão estabelecidos por Normativa Interna da Comissão de Graduação da FORP (clique aqui).

Banco de Instrumentos

Informações Acadêmicas e Gerais

Abono de Faltas

De acordo com a documentação existente na USP, não há amparo legal para o abono de faltas, conforme despacho da Pró-Reitoria de Graduação de 27/04/1998, atendendo o decreto Lei Federal n° 1044, de 21/10/1969 e Lei de 6202, de 17/04/1975.

Nos casos de gestação, não cabe abono de faltas, mas eventual reposição do ensino-aprendizagem, dentro das características das disciplinas. Neste caso, a reposição das atividades de ensino-aprendizagem pode ocorrer por meio de exercícios domiciliares e/ou atividades de recuperação do aprendizado.

Conforme portaria da USP GR3740 de 29/03/2007, no seu artigo 1º, o aluno que necessitar de afastamento médico das atividades acadêmicas deverão ser avaliados por médicos da Unidade Básica de Saúde (Campi do Interior) – SISUSP.

E-mail USP e Senha Única

São as portas de acesso para diversos serviços da USP, como a rede sem fio Eduroam, VPN (Virtual Private Network), consulta as bases bibliográficas e ao Sistema Acadêmico Júpiter. Note que todas as mensagens de interesse acadêmico, tais como informativos, notas e frequências, períodos para inscrição de bolsas de estudo, serão enviadas apenas para o seu e-mail institucional @usp.br. Assim, seguem as instruções adicionais de como obter seu e-mail institucional, sua senha única e o acesso ao Sistema Júpiter.

Os alunos ingressantes receberão e-mail, no endereço eletrônico cadastrado no momento de inscrição no Vestibular, com as orientações para cadastro da senha e criação do e-mail USP.

Criação da Senha Única

Acesse o endereço http://id.usp.br, em “Primeiro Acesso”, informe seu Número USP, o e-mail alternativo e siga os passos de validação para criar sua senha única. Se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se ao Serviço de Graduação da FORP para cadastrar um novo e-mail que deverá ser utilizado na criação de sua senha única.

 

Criação do e-mail Institucional

Entre novamente em http://id.usp.br utilize o botão “Autenticar” com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br. Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br.

 

Acesso ao Sistema Júpiter

Após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema Júpiter disponível em: http://uspdigital.usp.br. Em caso de problemas entre em contato pelo e-mail: suportegrad@usp.br.

Manual de Informações Acadêmicas da USP

Para acessar o Manual de Informações Acadêmicas da USP, clique aqui.

Sala Pró-Aluno

Criado pela Pró-Reitoria de Graduação, esse projeto tem como objetivo dar subsídios para ampliar o contato dos alunos de nossa Universidade com a informática, de forma a melhor prepará-los, nesse aspecto, para sua vida profissional futura.

A Sala Pró-Aluno possibilita o uso gratuito de microcomputadores ligados em rede, equipados com softwares de edição e impressoras para realização dos trabalhos acadêmicos. Atualmente, a Sala Pró-Aluno da FORP conta com 13 (treze) computadores e é destina exclusivamente aos alunos de graduação da Unidade.

A sala dispõe, ainda, de grupo de monitores, alunos do Campus de Ribeirão Preto, selecionados anualmente, que se revezam durante o horário de funcionamento da sala para esclarecimento de dúvidas e orientação aos usuários. Os monitores são supervisionados pela Comissão de Graduação (Encarregado – Serviço de Graduação).

 

Localização:

Bloco C (ao lado da sala dos armários dos graduandos)

 

Horário de funcionamento: 

De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Processo Seletivo de Monitores

Edital Pró-Aluno 2023-24

Resultado Pró-Aluno – 2023-24

 

Em caso de dúvidas ou para maiores esclarecimentos, favor entrar em contato com graduacao@forp.usp.br.

Trancamento de Matrícula

Trancamento de matrícula é a interrupção parcial ou total das atividades escolares, a pedido do aluno (Art. 74 do Regimento Geral da USP).

 

Trancamento Parcial

Entende-se por trancamento parcial de matrícula a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas. A solicitação de trancamento parcial de matrícula deverá ser feita pelo aluno, junto ao Serviço de Graduação, obedecendo-se as datas fixadas no Calendário de Atividades da FORP.

Será concedido o trancamento parcial em uma ou mais disciplinas desde que o número de créditos-aula restante na matrícula do aluno não seja inferior a 12 (doze), conforme estabelecido nas Resoluções CoG n° 3761/90 e 4744/00.

 

Trancamento Total

Entende-se por trancamento total de matrícula a interrupção das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado. Mediante requerimento indicando e comprovando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades escolares, o aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula em qualquer época do ano. Se a solicitação for feita durante o transcurso do período letivo, o trancamento total não poderá ser autorizado se o aluno não estiver regularmente matriculado ou se já se encontrar reprovado por faltas em disciplinas cuja soma de créditos ultrapasse 25% (vinte e cinco por cento) do total de créditos de sua matrícula no correspondente período letivo.

A soma dos períodos de trancamento total de matrícula do aluno não poderá exceder a três anos, nas seguintes condições: A) Até dois anos, sem necessidade de justificativa; B) Após esse período, até mais um ano, quando a solicitação for devidamente justificada, a critério da Comissão de Graduação.

Não ultrapassado este prazo, o aluno terá o direito de retornar em sua própria vaga, devendo submeter-se às adaptações curriculares julgadas necessárias pela CG. Não é permitido o trancamento total de matrícula ao aluno que não tenha obtido pelo menos vinte e quatro créditos em seu currículo, ressalvados os casos excepcionais, que serão julgados pela CG.

O período em que o aluno estiver legalmente afastado, em virtude de trancamento total de matrícula, não será computado nos cálculos relativos ao cancelamento de matrícula (Resoluções CoG 3761/90 e 4811/00).

Perguntas Frequentes

Em construção.

Solicitação de Documentos

Alunos regulares da FORP

Atestados de Matrícula e Resumo Escolar

Os atestados de matrícula e Resumo Escolar para usos diversos (Agências Bancárias, Clubes, Convênios, Agências de Fomento e etc) podem ser impressos pelo(a) próprio(a) acadêmico(a), com autenticação digital, pelo Sistema Júpiter. Caso seja necessário, o(a) aluno(a) poderá trazer o documento no Serviço de Graduação da FORP e, após conferência, o mesmo será carimbado e assinado na hora.

 

Atestado para TRANSURB/TRANSERP

Caso seja necessário Atestado de Matrícula para a TRANSURB/TRANSERP, o(a) interessado(a) deve solicitá-lo no Formulário Online do Serviço de Graduação (link abaixo). Neste caso, para a emissão do documento, é necessário que o(a) aluno tenha cadastrado no Sistema Júpiter o endereço residencial de Ribeirão Preto. O documento emitido é válido por 30 dias.

 

Documentos Diversos

A solicitação de documentos diversos e específicos deve ser realizada via Formulário Online do Serviço de Graduação (link abaixo). O(A) interessado(a) deve detalhar o documento necessário e justificar a solicitação. Caso não seja possível providenciar o documento solicitado, o Serviço de Graduação notificará o(a) aluno(a) via e-mail institucional, justificando os motivos para tal.

 

Formulário Online para solicitação de documentos

 

Informações Importantes

  • Os documentos solicitados poderão ser retirados no Serviço de Graduação três dias úteis a partir da data de solicitação, pessoalmente ou por procurador (procuração simples e original).
  • O horário de atendimento do Serviço é das 8h às 17h.
  • Os documentos não retirados no prazo máximo de 3 meses serão inutilizados.

 

Informações para preenchimento dos formulários de Passe Escolar

Estabelecimento de Ensino: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP)

Endereço: Avenida do Café s/n°, Monte Alegre, Ribeirão Preto- SP, CEP 14040-904

CNPJ: 63.025.530/0086-01

Fone: (16) 3315-3954/3962

Escola autorizada pelo Decreto n° 16782-A, de 05/03/1928, publicado D.O. em 07/03/1928

Curso reconhecido pela Portaria CEE/GP n° 453, de 24/10/2019. Publicada no D.O.E. em 25/10/2019 – Seção I – Página 37.

 

Reconhecimento de Firma das Assinaturas dos Documentos

Para reconhecer firma das assinaturas dos funcionários do Serviço de Graduação contidas nos documentos, o aluno poderá comparecer nos seguintes cartórios:

1º Cartório (Wellington Romero)

Rua Visconde de Inhaúma, nº. 1315 – Centro (próximo a Avenida 9 de julho)

Fone: (16) 3636-3635 / 3904-9880

2º Cartório (Diego Perruco)

Rua Coronel Luiz da Cunha, nº. 669 – Vila Tibério (Próximo a Caixa Econômica Federal).

Fone: (16) 3625-9358 / 3625-5280

3º Cartório (Diego Perruco e Wellington Romero)

Rua Paraíba, 513 – Campos Elíseos
(16) 3625-3832

4º Cartório (Diego Perruco e Wellington Romero)

Av. Independência, 1441 – Jardim Sumaré.

Fone: 3977-2444

Egressos da FORP

Solicitação de 2ª Via de Diploma

Os documentos necessários para a expedição de 2ª via de diploma:

 

1) Requerimento de Solicitação com assinatura original, constando a solicitação e o relato da ocorrência – (mudança de nome civil, danificação ou extravio). Conforme consta na legislação interna da USP, o documento deve ser assinado pelo requerente e por duas testemunhas devidamente qualificadas (dados pessoais, RG, CPF, etc). Modelo de Requerimento

2) Cópia do documento de identidade com foto (a Seção de Registro de Diplomas da USP aceita apenas o RG como documento de identidade);

3) Documento que comprove a necessidade de emissão da 2ª via do Diploma:

– em caso de alteração de dados de registro civil, anexar a Certidão de Nascimento ou Casamento;

– em caso de danificação, deverá ser anexada a 1ª via do diploma.

– em caso de extravio, anexar a publicação do extravio em órgão de imprensa de grande circulação em Ribeirão Preto-SP, com antecedência de 30 (trinta) dias pelo menos (OBS: faz-se necessário deixar claro que o Jornal é de Ribeirão Preto. Portanto, lembra-se de encaminhar documento no qual seja possível comprovar a data, nome do Jornal e da cidade de publicação).

 

Após o recebimento da solicitação, o pedido deve ser analisado nas instâncias acadêmicas da Unidade. Após aprovação do requerimento, o requerente será informando para providenciar o pagamento das despesas administrativas de registro de diploma (conforme valor estabelecido pela Secretaria Geral da USP).

 

Preços (Portaria GR nº 7137)

Legislação (Resolução nº 5490/2008 e Resolução nº 5930/2011)

Reconhecimento de firma dos diplomas em papel moeda (Secretaria Geral da USP)

 

Retirada da documentação

  • Os documentos solicitados deverão ser retirados no Serviço de Graduação pessoalmente. Caso não possa comparecer pessoalmente, deverá nomear um procurador para esse fim específico, informando nome completo e nº do RG (do requerente e do procurador), ressaltamos que a assinatura constante na procuração deve ser igual à do RG do requerente, cuja cópia deverá estar anexa. Modelo de Procuração
  • Não enviamos Diplomas por correio.
  • O horário de atendimento do Serviço de Graduação é das 8h às 17h.

Solicitação de Documentos Diversos (exceto 2ª Via de Diploma)

Os alunos egressos (formados) deverão fazer solicitação de documentação encaminhando, por e-mail, o requerimento de solicitação de documentos (abaixo) devidamente preenchido e assinado, com cópia do RG, para graduacao@forp.usp.br.

Requerimento Público de Documentos – Egressos

 

Orientações para preenchimento do Requerimento

A assinatura no requerimento deve ser igual à do RG, para conferência da mesma.

O pedido deve ser redigido da forma mais clara possível, pois este deverá ser aprovado pela Direção desta Faculdade.

 

Custo para emissão da documentação

As despesas administrativas relativas ao preparo e prestação de serviços, passam a ser remuneradas pelos valores estabelecidos nas seguintes Portarias:

Portaria da Diretoria n° 137/2017 – Segunda via de documentos (exceto Diplomas)

Portaria da Diretoria n° 243/2019 – Conteúdo Programático e Documentos Diversos

 

Retirada da documentação

  • Os documentos solicitados poderão ser retirados no Serviço de Graduação 5 (cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do requerimento (após a aprovação da Direção), pessoalmente. Caso não possa comparecer pessoalmente, deverá nomear um procurador para esse fim específico, informando nome completo e nº do RG (do requerente e do procurador), ressaltamos que a assinatura constante na procuração deve ser igual à do RG do requerente, cuja cópia deverá estar anexa. Modelo de Procuração
  • Em último caso, a documentação poderá ser enviada ao interessado(a) via correios, mediante depósito antecipado do valor da postagem. Nesse caso, o Serviço de Graduação não se responsabilizará pelo cumprimento do prazo, informado pela Empresa de Correios e Telégrafos no momento da Postagem.
  • O horário de atendimento do Serviço é das 8h às 17h.
  • Os documentos não retirados no prazo máximo de 6 meses serão inutilizados.

Links Úteis

Contato

Serviço de Graduação e Secretaria da Comissão de Graduação

Telefones: (16) 3315-0272/3962/3954

E-mail: graduacao@forp.usp.br