Ensino Transdisciplinar

Disciplina de Graduação ministrada em 2021 na FORP envolveu a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento da USP.

Disciplina de Graduação ministrada em 2021 na FORP envolveu a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento da USP, de fora da Universidade e de fora do país.

Na última sexta-feira, 17 de dezembro, ocorreu o encerramento da disciplina “Microbioma Humano: Interfaces com a Prática Clínica”, que foi contemplada no Edital do CAEG (Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação), da Pró-Reitoria de Graduação. No encerramento, foram apresentados 18 projetos de pesquisa ou extensão, desenvolvidos por estudantes de Graduação de diversas áreas da Saúde, incluindo alunos externos à USP. Cada projeto envolveu pelo menos duas áreas da Saúde, com o objetivo de facilitar a compreensão da importância da transdisciplinaridade para o estabelecimento de ferramentas preventivas e terapêuticas.

A disciplina, coordenada pelas Professoras Flávia A. C. Furlaneto Messora e Raquel Assed B. Segato, contou com a participação de docentes da FOB, FMRP, EERP, FCFRP, EEFERP, UFRJ e University of Michigan, e de alunos de diferentes Programas de Pos-Graduação da FORP. A disciplina teve o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da Saúde de diferentes áreas, capazes de atuarem visualizando o indivíduo na dimensão bio-psíquico-social a partir de conhecimentos contemporâneos envolvendo o microbioma humano.