FORP promove suas primeiras defesas por videoconferência durante o distanciamento social

A Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP)  promoveu no último dia 28 de abril no Salão Nobre a primeira defesa de tese de doutorado totalmente por videoconferência na história da faculdade.

A medida atende às recomendações de distanciamento social da OMS (Organização Mundial de Saúde), Governo do Estado de São Paulo e Pró Reitoria da USP, devido a situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O aluno do curso de pós-graduação do Programa de Reabilitação Oral, Frank Lucarini Bueno foi aprovado por unanimidade após apresentar um estudo sobre a utilização do Triclosan em próteses removíveis, avaliando a ação antimicrobiana e o efeito sobre as propriedades físico-mecânicas na resina acrílica e em liga metálica.

Frank teve a orientação da Profa. Dra. Cláudia Helena Lovato da Silva, Professora Titular do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP.

A docente presidiu a comissão julgadora, que também contou com a participação dos professores doutores Valéria Oliveira Pagnano de Souza (FORP), Romulo Rocha Regis (Universidade Federal do Ceará) e Ana Carolina Pero Vizoto (UNESP – Araraquara).

Como foi a apresentação

No Salão Nobre, o doutorando e as professoras Cláudia e Valéria seguiram todas as recomendações das autoridades de saúde: mantiveram a distância de no mínimo 2 metros e usaram as máscaras de proteção na chegada e saída do prédio.  Já os outros professores convidados participaram por videoconferência por meio da ferramenta Google Meet.

Além de ter sido aprovado por todos os membros da comissão julgadora, o agora doutor em Reabilitação Oral, Frank Bueno, também se tornou o primeiro aluno do curso de pós-graduação da FORP a defender uma tese de doutorado na modalidade totalmente online. “A Experiência foi boa. O único ponto negativo é que faz falta ter a família e amigos presentes”, disse Frank.

Apesar da preferência dos professores pela defesa presencial, eles também avaliaram como positiva a nova experiência.  “A discussão foi bem proveitosa”, elogiou o professor Rômulo Rocha. Já a professora Ana Carolina destacou a organização do encontro. “Tecnicamente tudo funcionou perfeitamente”, disse. O suporte técnico envolveu os servidores da Seção Técnica de Informática e a assessoria administrativa pelo Serviço de Pós-graduação da Unidade.

Outros trabalhos

A segunda tese de doutorado defendida por videoconferência foi no dia 05 de maio, pela doutoranda Shelyn Akari Yamakami do Programa de Odontologia Restauradora da FORP.  O tema foi sobre o efeito de diferentes trabalhos na interceptação da erosão dentinária e ela também garantiu aprovação por unanimidade de votos.

Para a doutoranda o planejamento foi fundamental para o bom resultado da apresentação. “Dias antes da defesa foi realizado o teste com todos os membros da banca para resolver quaisquer problemas que pudéssemos eventualmente ter no dia da defesa de doutorado”, explicou Shelyn.

Com a manutenção da quarentena até o dia 31 de maio em todo o Estado de São Paulo,  a expectativa é que outras defesas da FORP sejam realizadas neste formato. A próxima apresentação está agendada para o dia 28 de maio, às 8h30. O trabalho é da doutoranda Rafaela de Sá, do PPG em Odontopediatria, sob a orientação do Profº Dr. Manoel Damião de Souza Neto, Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora e Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Unidade.

Fotos das defesas

Foto do Salão Nobre da FORP-USP na defesa de doutorado do Frank Lucarini BuenoFrank Lucarini Bueno (à esquerda), Profa. Dra. Valéria Oliveira Pagnano de Souza – FORP (ao meio) e Profa. Dra. Cláudia Helena Lovato da Silva – FORP (à direita) no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP.

Print da comissão julgadora na videoconferência ao fim da defesa de doutorado Frank Lucarini BuenoMembros da comissão julgadora ordenados da esquerda para a direita, de cima para baixo. Profa. Dra. Ana Carolina Pero Vizoto – UNESP, Prof. Dr. Romulo Rocha Regis – UFC, Profa. Dra. Cláudia Helena Lovato da Silva – FORP e Valéria Oliveira Pagnano de Souza – FORP.

Print da apresentação online da tese de doutorado da agora doutora Shelyn Akari YamakamiShelyn Akari Yamakami (acima), Profa. Dra.  Regina Guenka Palma Dibb – FORP (ao meio) e Profa. Dra. Juliana Jendiroba Faraoni – FORP (abaixo)

Print de todos os participantes da defesa doutorado da Shelyn Akari YamakamiParticipantes ordenados da esquerda para a direita, de cima para baixo. Profa. Juliana Jendiroba Faraoni (FORP-USP), Profa. Dra. Regina Guenka Palma Dibb (FORP-USP), Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf  (FOB-USP), Profa. Dra. Renata Corrêa Pascotto (UEM), Shelyn Akari Yamakami (FORP-USP).