Léo Kriger
O manejo da criança na clínica odontológica não é uma tarefa fácil, e do seu sucesso ou insucesso dependerá todo o relacionamento paciente-profissional. Por definição, manejar é conduzir, guiar, o que deixa claro que precisamos ser capazes de atingir objetivos bem definidos, o principal deles o de educar a criança para que aceite o tratamento de seus dentes para a manutenção de sua saúde. Manejar, contudo, significa, também, astúcia e artimanha, para os quais o profissional deve estar preparado.
A abordagem da criança na primeira consulta é o momento mais importante do manejo. Mesmo pacientes com experiência anterior positiva precisam ter uma abordagem inicial bem conduzida.
A utilização da ludoterapia, que é a abordagem
e o manejo da criança através do lúdico, tem se mostrado
uma técnica eficiente e muito bem aceita pelos pacientes. Na ludoterapia,
empregamos pedaços de cera utilidade (vermelha) e de articulação
(amarela), que serão trabalhados pela criança na própria
consulta ou em casa, para serem trazidos e expostos em uma galeria de trabalhos
existente na própria sala clínica. Com esse tipo de abordagem
e manejo, já que esta vinculação é mantida
até o início da adolescência, conseguimos unir três
tipos de reforçadores: a) reforçadores-ficha, substituindo
objetos por algo que pode ser trabalhado livremente pelas crianças;
b) reforçadores sociais, através de elogios e atenção
aos trabalhos realizados e c) atividades reforçadoras, que são
comportamentos que as crianças gostam de realizar, como jogos e
atividades artísticas.
Léo Kriger é Professor de Odontologia Preventiva e Social
da UFPR e Faculdade Tuiuti-Curitiba