DISCUSSÃO DO CONCEITO DE "NECESSIDADE" EM SAÚDE BUCAL

Jefferson L. Traebert


Talvez um dos grandes problemas concernentes à Odontologia atualmente seja sua adequação às expectativas da população.

Torna-se então importante, enquanto profissionais de saúde, entendermos o conceito de "Necessidade" em relação à saúde bucal. Em Odontologia, o seu conceito relaciona-se basicamente aos preceitos clínicos e epidemiológicos, onde quem determina a necessidade da população são profissionais, administradores e cientistas sociais. O Modelo Bio-Médico, na qual a maioria dos profissionais têm sido formados, adota essa linha normativa. A definição normativa de saúde implica em ótimas condições de todas as estruturas da boca, sob o ponto de vista profissional. Os estudantes de Odontologia são formados na filosofia curativista, e os serviços precisam cada vez mais de mão-de-obra alta-mente qualificada e de uma maior alocação de recursos.

Necessidade Sentida e Percebida é a necessidade de atenção à saúde determinada pelo paciente. Esse estado de saúde percebido pelo público geralmente difere do conceito normativo de saúde.

Necessidade Expressa ou Demanda é a necessidade sentida convertida em ação pela procura por assistência. O planejamento do serviço odontológico à luz conceitual de Necessidade Expressa não prescinde da efetiva participação comunitária. O estabelecimento de objetivos e prioridades, a alocação de recursos, entre outros aspectos, devem obedecer às aspirações da comunidade. Em termos de recursos humanos, é essencial uma equipe bem formada, tanto em termos de número quanto em termos de profissional a ser utilizado. Um tópico fundamental é possibilitar à população educação em saúde bucal, no sentido de facilitar o entendimento da percepção de suas necessidades.

Torna-se premente nós, profissionais, estarmos atentos aos anseios populacionais em termos de serviços de atenção odontológica, pois, se não o fizermos, estaremos sob forte risco de permanecermos com nossos programas de saúde bucal e a população permanecer com seus problemas sociais.


JEFFERSON LUIZ TRAEBERT é Professor Adjunto da Disciplina de Odontologia Social e Preventiva FO - UNIVALI e Professor Assistente da Disciplina de Estágio Supervisionado FO -UFSC.