Laboratório de Pesquisa Multiusuário para Análise Eletromiográfica “PROF. DR. MATHIAS VITTI”

PLANO DE GESTÃO DO USO DOS EQUIPAMENTOS MULTI-USUÁRIOS

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP conta com o Laboratório de Eletromiografia “Prof. Dr. Mathias Vitti”, onde se encontra um equipamento eletromiógrafo Delsys Trigno TM cedido pela FAPESP por meio de um Auxílio à Pesquisa Regular (Projeto FAPESP 2012/10228-6), coordenado pela Profa. Dra. Simone Cecilio Hallak Regalo (USP-72540). O colaborador técnico responsável pelo Laboratório é o Sr. Paulo Batista de Vasconcelos. O Laboratório está localizado nas dependências do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica (Bloco D Sala 51). Neste espaço estão sendo desenvolvidas pesquisas de análise funcional dos músculos esqueléticos do corpo humano em indivíduos com doenças crônico degenerativas, particularmente as relacionadas às alterações do sistema estomatognático, como também, em indivíduos com síndromes sistêmicas e disfunções musculares e posturais.

Usuários: o eletromiógrafo poderá ser utilizado por pesquisadores de qualquer Instituição para atividades de interesse acadêmico, em especial aquelas destinadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa. Os pesquisadores interessados deverão fazer um cadastramento prévio no e-mail simone@forp.usp.br. No cadastro deverá ser informado:

Nome do Pesquisador:
Instituição:
Título do Projeto de Pesquisa:
Agência de Pesquisa/ Nº Processo:
Telefone de Contato:

Após o cadastramento, o pesquisador receberá um e-mail com uma planilha de agendamento, sendo permitido agendar no máximo 2 períodos por semana, limitado à duas semanas consecutivas.

Gastos do Laboratório: os gastos se restringem a manutenção preventiva e corretiva do equipamento e dos eletrodos, assim como gastos com esparadrapos, álcool, parafilme, luvas, guardanapos, algodão e caso necessário, alimentos naturais para avaliar a mastigação. Todos os usuários, independente do número de coletas, deverão contribuir para o pagamento das despesas acima citadas. O pagamento dos gastos será decidido com a Coordenadora e os Comitês Gestor e de Usuários do Laboratório.

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00h.
Agendamento e Informações: a utilização deverá ser agendada pelos telefones: (16) 3315 4025 ou (16) 3315 4026 nos horários de atendimento, com o Sr. Paulo. A desistência deverá ser comunicada com 24h de antecedência. Mais informações poderão ser solicitadas no telefone (16) 3315 0281.

Localização: o Laboratório está alocado no Bloco D, sala 51, localizado no andar térreo da FORP no Campus da USP-Ribeirão Preto.

Composição do Comitê Gestor: Profs. Drs. Marisa Semprini e Simone Cecilio Hallak Regalo.

Composição do Comitê de Usuários: Profs. Drs. Selma Siéssere, César Bataglion, Cássio Edvard Sverzut, Alexandre Elias Trivellato e Marcelo Palinkas (pesquisadores e usuários do Laboratório na FORP/USP).

Os Comitês Gestor e de Usuários se reúnem mensalmente para avaliar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados, assim como acompanhar o desenvolvimento das pesquisas em andamento e agenda mensal do uso do equipamento.

DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS RECEBIDOS
EQUIPAMENTO
Um aparelho de eletromiografia do sistema EMG Trigno™ sem fio com monitoramento fisiológico operado por bateria que possibilita aos pesquisadores captar sinais eletromiográficos (EMG) dos músculos estriados esqueléticos do corpo humano.

Instruções sobre o uso do Delsys Trigno™
O Sistema EMG TrignoTM sem fio é um dispositivo que possui ótimo desempenho, destinado a detecção dos sinais eletromiográficos (EMG). Cada sensor do aparelho tem um acelerômetro triaxial, com alcance de transmissão de 20 metros e uma bateria recarregável com duração mínima de 7 horas. O sistema é capaz de fornecer dados para o Programa de Captação de Sinal e Análise de EMG e de gerar 16 canais eletromiográficos e 48 canais analógicos com acelerômetro para integração com a captura motora e outros sistemas de captação de dados. Possui, também, resolução do sinal EMG de 168 nV/bit; largura de banda do sinal EMG 20±5 Hz, >40 dB/dec.; 450±50 Hz, >80 dB/dec; canal geral <0.75uV; latência <500us; sinal de 20-450 Hz; ruído EMG da linha de base de 80Db e resolução do sinal EMG de 16-bit .
Os sensores EMG TrignoTM empregam quatro contatos de barras de prata para detectar o sinal EMG na superfície da pele. É extremamente importante direcionar as barras de prata perpendicularmente à direção das fibras musculares, por isso a existência de uma flecha para auxiliar na determinação desta orientação, que deve estar posicionada paralelamente às fibras musculares abaixo do sensor. Já o sensor, que é fixado à pele usando a interface adesiva fornecida pela Delsys Inc., é colocado no centro do ventre muscular, longe dos tendões e da margem do músculo. As interfaces adesivas são criadas para facilitar a aderência do sensor. São derivadas de adesivos médicos com aplicação dermatológica. O uso da interface adesiva cria uma união elétrica entre as barras de prata do sensor e a pele, minimizando artefatos de movimento e os efeitos nocivos da interferência de corrente. Para assegurar a união com a pele, é aconselhado limpar a área que irá receber o sensor EMG com álcool isopropílico com a finalidade de remover resíduos de óleo e da superfície da pele.

Contraindicações do uso do aparelho eletromiógrafo da Delsys Trigno™

O aparelho não poderá ser usado:
Em indivíduos com dispositivos eletrônicos de qualquer espécie implantados, incluindo marca-passo cardíaco ou bombas de infusão eletrônicas e estimuladores;
Com pele irritada ou feridas abertas;
Em indivíduos com alergia à prata.

Todos os usuários do Laboratório de Eletromiografia “Prof. Dr. Mathias Vitti” deverão se comprometer a referenciar à FAPESP em todas as formas de divulgação das pesquisas (teses, dissertações, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões, páginas na Web e qualquer outra forma de divulgação dos resultados).

Trigno™ Wireless System User’s Guide, February 2013 Edition PM-W01, Copyright © 2013 by Delsys Incorporated.