Atividades Virtuais de Ensino

Prezados Senhores,

Este documento tem por objetivo apresentar, de forma agregada e resumida, as diretrizes, orientações e esclarecimentos da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, Comissão de Graduação (CG) e Diretoria da FORP em relação às atividades didáticas à distância em função da interrupção das aulas presenciais de graduação devido à pandemia do COVID-19. Ao final do documento é apresentada uma sequência temporal de fatos ocorridos após a suspensão das atividades presenciais e um tópico com “Perguntas Frequentes”, visando facilitar o esclarecimento de alguns questionamentos recebidos por esta Comissão.

A CG e a Direção da FORP aproveitam a oportunidade para agradecer, novamente, o empenho e colaboração de todos que estão utilizando metodologias on-line de ensino para viabilizar o contato de nossos alunos com os conteúdos das disciplinas, minimizando assim os prejuízos decorrentes da suspensão das atividades presenciais. Ressaltamos que a CG e a Direção se mantêm à disposição para os esclarecimentos e quaisquer auxílios necessário.

 

Prof. Dr. Michel Reis Messora

Presidente da Comissão de Graduação

 

Prof. Dr. Paulo Nelson Filho

Diretor

 

Suspensão das atividades presenciais e substituição por atividades virtuais remotas

(Atualizado em 23/06/2020)

Em decorrência do Decreto 64.862 do Governador do Estado de São Paulo e do Comunicado do CRUESP, de 13 de março de 2020, todas as atividades didáticas presenciais (teóricas, laboratoriais, clínicas e estágios) foram suspensas a partir de 17 de março de 2020.

O Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, datada de 17 de março de 2020, que permitiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376). Em contrapartida, a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) ressaltou que o “uso exclusivo de meios digitais pode se constituir em estratégia temporária frente à excepcionalidade do momento que atravessamos” e que as Instituições de Ensino devem garantir a reposição presencial integral das atividades práticas, laboratoriais, clínicas e de estágios (https://drive.google.com/file/d/1_9mXrwbKYy72zvirIgbbmgwlaPgyRmf9/view).

Em 16 de junho de 2020, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 544, que estende até o dia 31 de dezembro de 2020, a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 (Portaria MEC n° 544). Baseando-se nessa medida, a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) publicou novo posicionamento, em 18 de junho de 2020, a respeito do teor da Portaria do MEC (Posicionamento da ABENO).

 

 

Diretrizes Gerais da Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Desde a interrupção das aulas presenciais, a PRG vem estimulando, fortemente, que toda a comunidade se empenhe no uso de metodologias de ensino virtual enquanto a situação não for normalizada. Nas diretrizes estabelecidas (https://www.prg.usp.br/diretrizes-prg-covid-19/), a PRG relacionou diversas formas de como realizar atividades didáticas remotamente. Resumidamente, as sugestões são:

  • Gravação e/ou transmissão de aulas e atividades teóricas on-line;
  • Plantões de dúvida on-line;
  • Proposição de atividades extraclasse como trabalhos, estudos dirigidos, atividades online, questionários, roteiros de estudo, disponibilização de materiais, entre outros, por meio de diferentes plataformas;
  • Aulas práticas utilizando sistemas virtuais como laminários, aplicativos de realidade virtual, entre outros;
  • Uso de ferramentas de webconferência para atividades em pequenos grupos como discussões, grupos tutoriais, entre outros; e
  • Ferramentas on-line para a realização de avaliações, sempre levando em consideração a segurança e a rastreabilidade do processo avaliativo. Alternativamente, novas formas de avaliação poderão ser propostas, como trabalhos, discussões on-line e outras atividades.

 

Cabe ressaltar que a PRG deixou claro que “no período de reposição, após o retorno das aulas presenciais, deverão ser priorizadas as atividades práticas e experimentais”. Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação enfatizou que “as atividades didáticas à distância durante o período de suspensão serão computadas na frequência dos estudantes e valerão créditos para os estudantes e para os docentes”.

 

 

Diretrizes CG/FORP para Atividades Virtuais de Ensino

(Atualizado em 14/05/2020)

Considerando as diversas orientações da PRG e as informações coletadas nas primeiras etapas do processo de acompanhamento das disciplinas realizadas remotamente, a CG estabeleceu algumas diretrizes para nortear o corpo docente da Unidade em relação ao oferecimento de conteúdos à distância. Essas diretrizes, divididas em 7 pontos principais, são descritas resumidamente abaixo:

1 – Utilização de plataforma de ensino virtual para disponibilização dos conteúdos e materiais (preferencialmente o e-Disciplinas);

2 – Disponibilização de documento de orientações em relação às atividades virtuais e ao funcionamento da disciplina;;

3 – Disponibilização dos conteúdos em formato de videoaulas (ao vivo ou gravadas);

4 – Disponibilização de materiais de apoio;

5 – Disponibilização de exercícios para fixação de conteúdos;

6 – Criação de fórum de dúvidas e/ou plantões de dúvidas ao vivo;

7 – Estabelecimento de comunicação direta e constante com os alunos.

 

Para acessar o documento na íntegra e conferir detalhadamente cada uma das Diretrizes, clique aqui.
 

 

Diretrizes CG para Avaliações on-line e Controle de Frequência

(Atualizado em 22/05/2020)

Em complemento às “Diretrizes da Comissão de Graduação para Atividades Virtuais de Ensino” e em consonância com as orientações da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a CG/FORP estabeleceu diretrizes para nortear o corpo docente em relação às avaliações on-line e ao controle de frequência nas atividades virtuais. Conforme consta no documento, o principal é que os acadêmicos sejam cientificados, claramente e antecipadamente, como será realizado o controle de frequência e quais serão os critérios de avaliação na disciplina.

Para acessar as Diretrizes, clique aqui.

 

 

Resolução CoG 7.949/2020

(Atualizado em 07/05/2020)

Em 29 de abril de 2020, a Pró-Reitoria de Graduação publicou a Resolução CoG 7.949, que dispõe sobre a substituição de atividades presenciais da graduação por atividades utilizando tecnologias de informação e comunicação durante o período de prevenção de contágio pela Covid-19 (Novo Coronavírus). O documento aborda questões relacionadas ao uso de plataformas on-line de ensino, providências referentes às Bolsas PEEG e disciplinas-requisito no ano de 2020. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

Já em 07 de maio de 2020, a Pró-Reitoria encaminhou comunicado com alguns esclarecimentos a respeito da Resolução, sendo eles:

1 – As atividades práticas que puderem ser ministradas de maneira não presencial, utilizando Tecnologias de Informação e/ou Comunicação, serão consideradas como atividades teórico-práticas, devendo ser computadas para os alunos e para os docentes;

2 – As aulas e atividades que são essencialmente práticas, que só podem ser ministradas de forma presencial, deverão ser repostas após a retomada das atividades presenciais; e

3 – As Disciplinas do primeiro semestre que são pré-requisitos para as do segundo semestre e que não estão sendo ministradas de forma não presencial, deverão ser oferecidas no período de reposição quando forem retomadas as atividades presenciais.

 

 

Tutoriais e Manuais

(Atualizado em 25/08/2020)

Com o intuito de auxiliar o corpo docente a elaborar atividades didáticas on-line, foram disponibilizados diversos tutoriais/materiais, tais como:

 
 

Para aqueles que estão iniciando suas atividades no e-Disciplinas, a sugestão da CG/FORP é acompanhar a seguinte sequencia de vídeos:

1 – Tutorial CG/FORP: “Organização de Ambiente Virtual no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/open?id=1o6FEKsE9tQvXqTyBG4foXjmD3w5CEMK9);

2 – Tutorial CG/FORP: “Controle de Frequência no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/file/d/1XBHPrAE3ZhgrnrQ88vVq9Tb6Iio4WcCQ/view);

3 – Tutorial CG/FORP: “Como gravar aulas, reduzir tamanho do arquivo e gerar link compartilhável”
(https://drive.google.com/open?id=1xNbDHLHafUyOhNNSiipN-NzB-W4xy0uu); e

4 – Tutorial CG/FORP: “Como criar avaliações on-line no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/file/d/1ynmlw2DdbxXvtkXM1xMKXDfb5ZmOD0vD/view).

 

 

Informações sobre as atividades didáticas remotas na FORP

(Atualizado em 17/07/2020)

Com a migração do oferecimento dos conteúdos teóricos para o ensino on-line, a PRG e CG/FORP mapearam as disciplinas da Unidade que poderiam ser ministradas, parcialmente ou completamente, à distância. Os resultados desse mapeamento foram apresentados pelo Presidente da Comissão de Graduação em vídeo divulgado à comunidade forpiana (https://drive.google.com/file/d/1HalEsSIJBcakFzBADZJ9-3IcB1g4Z1li/view?usp=sharing). Segue resumo atualizado desses dados:

  • 49 disciplinas oferecidas no 1° semestre de 2020;
  • 12 disciplinas (24%) são exclusivamente clínicas ou de estágio, o que inviabiliza o oferecimento de atividades à distância;
  • 37 disciplinas (76%) possuem conteúdos teóricos, sendo que 97% das disciplinas estão utilizando ferramentas virtuais para ministrar, parcialmente (74%) ou completamente (23%), conteúdos à distância.

 

Em 15 de maio de 2020, após quase dois meses de suspensão de atividades presenciais, a CG divulga novo comunicado ao corpo docente e discente a respeito das medidas adotadas desde o início desse período (https://drive.google.com/open?id=1KqNt8cejv7LfPluUl3PweccKAJfukMG8). Nesta segunda videomensagem, o Presidente da CG ressalta a legislação que fundamenta as atividades on-line, apresenta as Diretrizes estabelecidas pela CG/FORP para as atividades didáticas virtuais, apresenta os resultados da primeira etapa do processo de acompanhamento das disciplinas do 1° semestre de 2020 e comenta sobre o projeto CG/FORP “Mostre sua Conexão”.

 

No final do semestre, em 17 de julho de 2020, a CG divulga o terceiro comunicado ao corpo docente e discente a respeito das atividades desenvolvidas ao longo do 1° semestre de 2020. (https://drive.google.com/file/d/1FHvvZ-LLfFNqMkrpyWQ5W3HYAgTnRyyb/view?usp=sharing)

Nesta terceira videomensagem, o Presidente da CG apresenta dados atualizados sobre o ensino virtual na FORP, ressalta as diretrizes e tutoriais elaborados pela CG para nortear as atividades didáticas, comenta sobre os editais de bolsas publicados pela PRG, detalha o processo e os resultados gerais do acompanhamento de disciplinas realizado pela CG ao longo de todo o semestre letivo, e discorre sobre a antecipação de conteúdos do 2° semestre e criação da TH Virtual. Ao final, agradece novamente o empenho de todos para a concretização das atividades virtuais de ensino e deseja que todos tenham ótimo descanso no recesso escolar.

 

 

Acompanhamento das Atividades Didáticas Remotas (tópico em construção!)

(Atualizado em 16/07/2020)

A Comissão de Graduação, visando manter a qualidade e excelência no ensino de Graduação, realizou, ao longo de todo o período de distanciamento social, acompanhamento das atividades virtuais remotas desenvolvidas pelas disciplinas do 1° semestre de 2020.

Com apenas duas semanas de suspensão das atividades presenciais, o Centro Acadêmico “Carneiro Leão” (CACL) realizou “Pesquisa de Opinião” junto ao corpo discente para obter informações a respeito da percepção dos alunos em relação às atividades à distância das disciplinas de Graduação. Resumidamente, os resultados divulgados (E-mail “Resultado de Opinião CACL – Atividades de Graduação à distância”, datado de 30/03/2020) demonstram que:

  • 67,1% dos alunos concordam que todas as disciplinas com conteúdo teórico deveriam disponibilizar conteúdos à distância;
  • A maioria dos alunos prefere que o conteúdo seja disponibilizado em formato de vídeo-aulas;
  • 60,8% dos estudantes consideram que as metodologias didáticas à distância utilizadas são ótimas, boas ou regulares;
  • 93,7% do corpo discente possuem acesso à internet compatíveis (ótimo, bom ou regular) com as necessidades das atividades on-line.

 

No final de abril, após quase 45 dias de atividades didáticas remotas e visando manter a qualidade e excelência no ensino, a CG iniciou o processo de acompanhamento das atividades remotas desenvolvidas pelas disciplinas do 1° semestre de 2020. Por meio de encontros on-line com representantes de turmas e alunos de todos os anos do curso, que contaram também com a presença do Diretor e Vice-Diretor da Unidade, a CG conseguiu obter um panorama parcial de como as atividades didáticas virtuais têm sido desenvolvidas pelas diversas disciplinas do curso. Resumidamente, esse panorama é o seguinte:

  • 57% das disciplinas atendem, integralmente ou majoritariamente, as Diretrizes da CG para o bom andamento das atividades virtuais;
  • 32% das disciplinas atendem, parcialmente, as Diretrizes da CG; e
  • 11% das disciplinas não atendem as Diretrizes da CG.

Os dados coletados foram encaminhados aos responsáveis pelas disciplinas para reflexão sobre os apontamentos dos acadêmicos sobre o oferecimento de conteúdos à distância e para verificar a viabilidade de atendê-los.

 

No período de 22 a 29 de maio, o Centro Acadêmico “Carneiro Leão” (CACL) conduziu a “2ª Pesquisa de Opinião” para obter informações a respeito da percepção dos alunos em relação às atividades à distância. Resumidamente, os resultados divulgados (E-mail “Resultado de 2ª Opinião CACL – Atividades de Graduação à distância”, datado de 04/06/2020) demonstram que:

  • aproximadamente 85% dos estudantes consideram que as metodologias didáticas à distância utilizadas até o momento são ótimas, boas ou regulares;
  • aproximadamente 80% dos estudantes classificam as atividades avaliativas (provas, exercícios e outros) on-line utilizadas pelas disciplinas como ótimas, boas ou regulares;
  • a maioria dos alunos (69,2%) continua preferindo que os conteúdos sejam disponibilizados em formato de vídeo-aulas;
  • 81,7% dos alunos entendem que o formato de disponibilização de conteúdos de forma remota tem sido, parcialmente ou completamente, eficaz no aprendizado; e
  • mais da metade das disciplinas (57,9%) estão oferecendo mais conteúdos e atividades que a carga horária estabelecida para a disciplina.

 

Visando compreender, também, a visão do corpo docente em relação à utilização de ferramentas de ensino remoto e transmitir os anseios dos discentes em relação às atividades didáticas virtuais, a CG realizou reuniões com os docentes dos 6 Departamentos da FORP. Esses encontros on-line ocorreram de 29 de maio a 02 de junho de 2020.

 

Em 22 de junho de 2020, a CG iniciou o processo de avaliação das atividades virtuais desenvolvidas pelas disciplinas do 1° semestre, com o intuito de aperfeiçoar/melhorar o processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades virtuais que continuarão ocorrendo no 2° semestre letivo de 2020. A avaliação foi realizada por meio de questionários on-line individuais para cada disciplina oferecida no 1° semestre e os formulários ficaram disponíveis para preenchimento durante duas semanas (até o dia 05 de julho de 2020).


 

Os resultados gerais obtidos na pesquisa realizada pela Comissão de Graduação sobre a opinião dos estudantes a respeito das disciplinas que utilizaram metodologias remotas de ensino, em suma, são:

  • 71% de nossos estudantes consideraram as metodologias das disciplinas ocorridas no 1o semestre como excelentes ou boas;
  • 76% de nossos estudantes afirmaram que as disciplinas ofereceram materiais didáticos que envolveram aulas ao vivo ou aulas gravadas para download (o que atende os anseios da maioria dos estudantes);
  • 83% de nossos estudantes afirmaram que as metodologias utilizadas pelas disciplinas permitiram que os mesmos assimilassem os conteúdos totalmente ou parcialmente; e
  • 91% de nossos estudantes afirmaram não ter nenhuma restrição de acesso à internet (aqueles que relataram qualquer dificuldade de acesso foram beneficiados por programas de apoio da Direção da Unidade e da Pró-Reitoria de Graduação).

 

 

Restrições de acesso à rede (internet) e de equipamentos

(Atualizado em 04/11/2020)

Visando se certificar que todos os estudantes tenham as condições mínimas para acessar e realizar as atividades didáticas on-line, a CG tem monitorado, constantemente, as limitações de equipamento (computador/tablet) e/ou acesso à rede (internet) dos alunos da FORP neste período de distanciamento social. Para alunos que relataram restrições de acesso à internet, foram disponibilizados, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, modem/chips de internet.

Aos alunos com limitações de equipamentos (computador/tablet), a CG disponibilizou o uso da Sala Pró-Aluno em horários agendados e a Unidade forneceu tablets da própria Unidade ou alugou notebooks para possibilitar que os estudantes pudessem acompanhar atividades virtuais.

Desde a suspensão das atividades presenciais, a CG realizou 3 levantamentos (19/03, 13/04 e 27/05) e conseguiu atender as demandas apresentadas por todos os estudantes.

Além disso, em 29 de outubro de 2020, a Universia e o Santander Universidades lançaram campanha para doação de chips de internet a alunos de Universidades parceiras e essa possibilidade foi amplamente divulgada ao corpo discente da FORP. De acordo com o programa, os estudantes interessados devem se inscrever diretamente no site da campanha e, após o cadastro, as Universidades participantes selecionarão os contemplados seguindo critérios de renda.

 

 

Apoio Psicológico Online

Preocupados com as dificuldades psicológicas que surgem neste momento, o Instituto de Psicologia (IP/USP) está oferecendo, de modo público e gratuito, o atendimento pelo “Apoio Psicológico Online” (videoconferência). O projeto acolhe toda a comunidade USP e se destina a pessoas cuja queixa esteja relacionada, de modo direto ou indireto à pandemia do COVID-19. Para maiores informações e inscrição no projeto, acesse  https://www.prg.usp.br/acessem-informacoes/.

 

 

Projeto CG/FORP “Mostre sua Conexão”

(Atualizado em 13/05/2020)

A CG lançou o projeto “Mostre sua Conexão”, com o objetivo de registrar, na história dos alunos, da CG e da FORP, esse período atípico de ensino em função da pandemia de COVID-19.
O projeto visa coletar fotos dos acadêmicos da Faculdade durante a realização de suas atividades virtuais de ensino para elaboração de vídeos institucionais sobre esse período. Assim, foi solicitado que os alunos enviassem fotos estudando, assistindo videoaulas, aplicando conceitos de material didático, realizando tarefas e exercícios, conversando com docente por meio de canais virtuais, usando seu ambiente familiar adaptado para seu estudos ou realizando afazeres domésticos diversos conciliados com seus estudos. Os acadêmicos podem enviar as fotos para o e-mail graduacao@forp.usp.br.

 

 

Projeto CG/FORP “3 minutos da CG com você”

(Atualizado em 04/11/2020)

A CG lançou o projeto “3 minutos da CG com você”, que consiste em encontros ao vivo semanais, via Google Meet, nos quais o Presidente da CG irá apresentar aos estudantes, em poucos minutos, as últimas e mais importantes informações da semana no que diz respeito às atividades de ensino em tempos de pandemia, bem como possíveis decisões administrativas da Reitoria e da Unidade. Além disso, ao final das rápidas explanações, serão respondidas algumas perguntas ao vivo dos alunos.

Os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras, às 13h. Já foram realizados os seguintes encontros:

– 1° encontro – 27 de maio de 2020;

– 2° encontro – 03 de junho de 2020;

– 3° encontro – 10 de junho de 2020;

– 4° encontro – 24 de junho de 2020;

– 5° encontro – 15 de julho de 2020;

– 6° encontro – 30 de setembro de 2020;

– 7° encontro – 14 de outubro de 2020;

– 8° encontro – 04 de novembro de 2020;


 

 

Sequência temporal de fatos ocorridos desde a suspensão das atividades presenciais (tópico em construção!)

17/03

– Suspensão das atividades didáticas presenciais na USP;

– Publicação da Portaria MEC nº 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais;

18/03

– Divulgação das Diretrizes Gerais da PRG em relação ao uso de metodologias de ensino virtual;

19/03

– Mapeamento das disciplinas do 1° semestre que poderiam ser ministradas à distância;

– Levantamento de alunos com limitações de equipamento (computador/tablet) e/ou acesso à rede (internet);

– Disponibilização do Tutorial PRG “Como elaborar Atividades Didáticas de Graduação On-line”;

– Mensagem do Presidente da Comissão de Graduação ao corpo docente ressaltando a excepcionalidade da situação e agradecendo a colaboração de todos que aderiram ao uso de ferramentas virtuais para oferecimento de conteúdos;

– Mensagem da Direção da Unidade, informando que os atendimentos dos setores administrativos serão realizados prioritariamente de forma não presencial (por   meio telefônico e e-mail);

20/03

– Disponibilização do Tutorial STI/FORP “Como elaborar e compartilhar materiais didáticos utilizando Google Meet”;

– Disponibilização do Tutorial CG/FORP “Como importar e-mails dos alunos matriculados em disciplinas”, demonstrando, também, como utilizar as ferramentas do Google Meet;

– Divulgação do curso da FMRP “COVID-19: O que você precisa saber e fazer!”;

– Fechamento da Sala Pró-Aluno, com a possibilidade dos alunos que necessitarem de equipamentos de informática agendarem horário para utilizá-la;

23/03

– Solicitação da CG para que as disciplinas que não haviam aderido ao uso de ferramentas de ensino virtual, verifiquem possibilidade de ministrar conteúdos à distância;

– Disponibilização do Tutorial STI/FORP “Como produzir materiais didáticos capturando a apresentação do PowerPoint”;

30/03

– Divulgação do resultado da “Pesquisa de Opinião” realizada pelo CACL, em relação às atividades didáticas virtuais;

31/03

– Mapeamento atualizado das disciplinas da Unidade que estão ministrando conteúdos à distância;

1°/04

– Videomensagem do Presidente da CG à comunidade forpiana, apresentando informações em relação às atividades virtuais com uso de tecnologias na FORP;

13/04

– 2° levantamento em relação aos alunos com limitações de equipamento (computador/tablet) e/ou acesso à rede (internet);

17/04

– Disponibilização do Manual “Teletrabalho e a pandemia da COVID-19”;

– Disponibilização do Material CeTIRP: “Apoio para utilização de ferramentas Google e comentários da comunidade de TI da USP sobre recursos de conferência web e ferramentas EaD”;

22/04

– CG divulga folder informativo com orientações a respeito das atividades didáticas remotas com uso de plataformas de ensino on-line.

– Videoconferência da Pró-Reitoria de Graduação com os Presidentes de CG;

23/04

– 1ª Reunião com os acadêmicos representantes de turma para acompanhamento das disciplinas que estão oferecendo conteúdos à distância;

– Divulgação do Comunicado PRG sobre as “Atividades da Graduação no período da Pandemia da Covid-19”;

24/04

– Indicação de docentes da FORP (Presidente da CG, Supervisor de Clínicas e Presidente da Comissão Interna de Biossegurança) para participação no “Grupo de Biossegurança em Odontologia em tempos da COVID-19”, vinculado à ABENO;

27/04

– Designação de Comissão Interna da FORP, vinculada à Direção da Unidade, para estudar e elaborar estratégias e plano de retorno às atividades didáticas presenciais;

– Sexto comunicado da Reitoria à comunidade acadêmica;

28/04

– Encontro on-line CG e Direção com alunos do 1° ano;

29/04

– Encontro on-line CG e Direção com alunos do 2° ano;

– Videoconferência da Pró-Reitoria de Graduação com os Presidentes de CG das Unidades com cursos da área da saúde;

– Publicação da Resolução CoG 7.949/2020;

30/04

– Encontro on-line CG e Direção com alunos do 3° ano;

04/05

– Encontro on-line CG e Direção com alunos do 4° ano;

– Disponibilização dos Tutoriais CG/FORP “Organização de Ambiente Virtual no e-Disciplinas” e “Como gravar aulas, reduzir tamanho do arquivo e gerar link compartilhável”;

05/05

– Encontro on-line CG e Direção com alunos do 5° ano;

06/05

– Conferência digital IEA-RP “Aulas e calendário escolar em tempos de covid-19″;

– Disponibilização das orientações STI/FORP “Como obter Relatórios de participação no Google Meet”;

– Recomposição da Comissão Interna da FORP, vinculada à Direção da Unidade, para estudar e elaborar estratégias e plano de retorno às atividades didáticas presenciais (inclusão de representantes discentes da Graduação e Pós-Graduação);

– Lançamento do Edital do Programa Unificado de Bolsas 2020/2021;

07/05

– Disponibilização de sugestão/modelo de documento para comunicação das disciplinas com os alunos no que se refere ao planejamento e cronograma das atividades virtuais;

– Comunicado da PRG com esclarecimentos a respeito da Resolução CoG 7.949/2020;

11/05

– Lançamento do Desafio USP COVID-19;

12/05

– Lançamento do Projeto CG/FORP “Mostre sua conexão”;

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Básico);

14/05

– Divulgação das Diretrizes CG/FORP para as Atividades Virtuais de Ensino;

– PRG disponibiliza novos tutoriais com foco em avaliações pelo Moodle E-disciplinas e outras ferramentas para produção de vídeos-aulas e interação com estudantes e professores;

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Básico);

– Divulgação do e-Book “COVID-19: dicas e cuidados para enfrentar a pandemia”;

15/05

– Segunda videomensagem do Presidente da CG à comunidade forpiana, apresentando informações em relação às atividades virtuais com uso de tecnologias na FORP;

19/05

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Básico);

21/05

– Reunião do Conselho de Graduação da USP;

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Intermediário);

22/05

– Divulgação das Diretrizes CG/FORP para Avaliações on-line e Controle de Frequência, bem como dos tutoriais “Controle de Frequência no e-Disciplinas” e “Como criar avaliações on-line no e-Disciplinas”;

– Lançamento do Projeto CG/FORP “3 minutos da CG com você”;

27/05

– 1° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

– Sétimo comunicado da Reitoria à comunidade acadêmica;

– 3° levantamento em relação aos alunos com limitações de equipamento (computador/tablet) e/ou acesso à rede (internet);

29/05

– Encontro on-line CG e docentes do DESCOL;

– Encontro on-line CG e docentes do DBBO;

– PRG divulga orientações referentes a questões administrativas relacionadas às disciplinas e alunos de Graduação (Ofício Circular DVSIST-04/2020);

1°/06

– Encontro on-line CG e docentes do DCTBMFP;

– Encontro on-line CG e docentes do DCI;

– CG divulga a possibilidade de antecipação de conteúdos teóricos do 2° semestre de 2020;

02/06

– Encontro on-line CG e docentes do DMDP;

– Encontro on-line CG e docentes do DOR;

– Encontro on-line CG e docentes das disciplinas de Farmacologia, Imunologia e Psicologia;

03/06

– 2° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

– Mapeamento das disciplinas do 2° semestre que poderiam ser ministradas à distância;

04/06

– Divulgação do resultado da “2ª Pesquisa de Opinião” realizada pelo CACL, em relação às atividades didáticas virtuais;

08/06

– Comunicado da PRG com esclarecimentos a respeito do Art. 4° da Resolução CoG 7.949/2020;

09/06

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Intermediário);

10/06

– 3° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

– Evento “Problemas e Desafios da Covid-19 – Inclusão social na USP”, vinculado ao Escritório de Carreiras (ECar) da USP;

12/06

– Sessão ‘Abordagens pedagógicas e modelos de ensino: novos processos de aprendizagem?’, do Ciclo de Debates “Vivenciando 2020”;

16/06

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Básico);

– Publicação da Portaria MEC nº 544, que estende a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais até o dia 31 de dezembro de 2020;

18/06

– Posicionamento da ABENO em relação à Portaria MEC n° 544;

19/06

– Conferência on-line do CeTIRP sobre o Moodle/e-Disciplinas (Básico);

– Sessão ‘Modelos de ensino: responsabilidades institucionais e individuais’, do Ciclo de Debates “Vivenciando 2020”;

22/06

– CG inicia o processo de avaliação das atividades virtuais desenvolvidas pelas disciplinas do 1° semestre (questionários on-line);

– Nota Técnica da ANVISA com esclarecimentos sobre a reabertura de clínicas odontológicas nas Instituições de Ensino Superior (Nota Técnica ANVISA n° 173/2020);

23/06

– Divulgação do novo calendário escolar da USP para o ano letivo de 2020 (Novo Calendário 2020);

24/06

– 4° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

26/06

– Reunião on-line com os alunos do último ano do curso (5° ano);

– Sessão ‘Perspectivas da universidade: instituição de conhecimento, formação e ensino?’, do Ciclo de Debates “Vivenciando 2020”;

06/07

– Divulgação do documento “Consenso ABENO – Biossegurança no Ensino Odontológico pós-pandemia da COVID-19“;

– Divulgação do edital da 2ª etapa do “Programa Aprender na Comunidade” (Edital 02/2020-2021);

08/07

– Oficina on-line do CeTIRP sobre o Avaliação no Moodle/e-Disciplinas;

13/07

– Divulgação da Tábua-Horário Virtual;

14/07

– Divulgação do Edital da Sala Pró-aluno FORP;

– Divulgação dos Resultados Gerais da pesquisa realizada pela Comissão de Graduação sobre a opinião dos estudantes a respeito das disciplinas que utilizaram metodologias remotas de ensino no 1° semestre de 2020;

15/07

– 5° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

16/07

– Oitavo comunicado da Reitoria à comunidade acadêmica;

17/07

– Terceira videomensagem do Presidente da CG à comunidade forpiana, apresentando informações em relação às atividades virtuais com uso de tecnologias na FORP;

20/07

– Divulgação da Deliberação CEE n° 185/2020, que fixa procedimentos para o cumprimento da carga horária de estágio, atividades práticas, atividades laboratoriais nos cursos superiores tendo em vista o surto global da Covid-19;

17/08

– Início das atividades didáticas virtuais do 2° semestre letivo de 2020;

19/08

– Apresentação do “Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais”;

02/09

– Publicação da Resolução CoG 8.010/2020, que dispõe sobre a realização de estágios práticos presenciais supervisionados dos cursos de graduação das áreas da saúde durante o segundo semestre letivo de 2020;

23/09

– Reunião on-line com os alunos do 5° ano do curso;

28/09

– Reunião da Comissão de Graduação com novos representantes discentes e grupo de alunos do curso;

30/09

– 6° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

1°/10

– Reunião on-line com os alunos do 3° ano do curso;

– Reunião on-line com os alunos do 4° ano do curso;

– Divulgação da Tábua-Horário Teórico-Prática Virtual – 1° e 2° semestre de 2020;

14/10

– 7° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

29/10

– Divulgação da campanha de doação de chips de internet da Universia e Santander Universidades;

04/11

– 8° Encontro on-line do projeto “3 minutos da CG com você”;

17/11

– Reunião on-line com os alunos do 5° ano do curso;

25/11

– Divulgação da prévia da escala de estágios obrigatórios dos estudantes do 5° ano do curso;

18/12

– Reunião on-line com os estudantes do curso para prestar esclarecimentos em relação ao retorno das atividades presenciais, funcionamento das Clínicas e esterilização de materiais;

– Reunião on-line com os alunos do 5° ano do curso;

11/01/2021

– Reunião on-line com os alunos do 5° ano do curso;

15/02/2021

– Início da reposição presencial das atividades práticas do ano de 2020, de forma escalonada;

1°/03/2021

– Reunião virtual da Direção e Presidência da CG com todos os estudantes do curso de Graduação, realizada em 1° de março de 2021, para tratar da suspensão das atividades presenciais do curso de Graduação;

04/03/2021

– Palestra “Reflexões sobre o Retorno Consciente às Aulas”, proferida pelo Prof. Dr. Alberto Consolaro e promovida pela Direção e pela Comissão de Graduação da FORP/USP;

07/04/2021

– Reunião on-line com os estudantes do curso para prestar esclarecimentos em relação ao retorno das atividades presenciais;

12/04/2021

– Início das atividades teóricas remotas do 1° e 2° anos do curso de Odontologia;

26/04/2021

– Retorno da reposição presencial das atividades laboratoriais do ano de 2020;

03/05/2021

– Retorno da reposição presencial das atividades clínicas do ano de 2020;

01/06/2021

– Divulgação de vídeo de esclarecimentos ao corpo docente sobre o planejamento de reposição de atividades práticas do ano de 2020;

 

 

Perguntas Frequentes

(Atualizado em 16/07/2020)

Perguntas Frequentes direcionadas ao corpo docente

– Há previsão de quando as atividades presenciais retornarão?

R: De acordo com o novo calendário escolar da Pró-Reitoria de Graduação, as atividades presenciais retornarão em 04 de janeiro de 2021. Entretanto, conforme consta ao final do documento, as datas poderão ser revistas e alteradas a qualquer momento, assim que houver uma situação epidemiológica e sanitária favorável.

 

– Quais atividades didáticas podem ser oferecidas à distância?

R: Somente as atividades teóricas são passíveis de oferecimento à distância, ou seja, todas as atividades laboratoriais, clínicas e de estágio estão suspensas. Cabe ressaltar que as disciplinas com aulas práticas laboratoriais que desejarem utilizar ferramentas on-line para oferecer o conteúdo prático, sem impactos na qualidade do ensino, podem solicitar análise da CG.

 

– Como posso ministrar o conteúdo teórico à distância?

R: Compete ao corpo docente da disciplina determinar como os conteúdos teóricos serão oferecidos à distância. Nas diretrizes da PRG estão relacionadas diversas formas de como realizar atividades didáticas remotamente (https://www.prg.usp.br/diretrizes-prg-covid-19/). É interessante ressaltar que a Universidade está recomendando, fortemente, a utilização das plataformas institucionais de ensino virtual, como Moodle, e-Disciplinas, Google Meet, etc.

A CG divulgou em 14 de maio de 2020, “Diretrizes CG/FORP para Atividades Virtuais de Ensino”, visando nortear o corpo docente da Unidade em relação ao oferecimento de conteúdos à distância. Essas diretrizes, divididas em 7 pontos principais podem ser consultadas aqui. Além disso, a CG disponibilizou tutorial, em formato de vídeo, de como organizar o Ambiente Virtual no e-Disciplinas (Acesse o tutorial clicando aqui).

 

– As aulas/atividades devem ser realizadas no mesmo horário de oferecimento da disciplina?

R: Depende. Se a disciplina estiver utilizando como metodologia os encontros on-line ou aulas ao vivo, essas atividades devem respeitar o horário de oferecimento da disciplina. Caso o corpo docente tenha optado por disponibilizar o conteúdo teórico (apostila, slides, textos, etc) nas plataformas de ensino virtual e cobrar atividades on-line (questionários, trabalhos, etc), os prazos estabelecidos podem ser em outros horários. O importante é que as atividades propostas respeitem a carga horária da disciplina e o tempo de duração das aulas presencial estabelecidas na Tábua-Horário, para que não interfira nas atividades/aulas de outras disciplinas e para que os alunos possam estabelecer uma rotina organizada de estudos.

 

– As atividades à distância serão computadas na frequência dos alunos?

R: Sim, conforme ressaltado pela PRG, as atividades didáticas à distância durante o período de suspensão serão computadas na frequência dos estudantes e valerão créditos para os estudantes e para os docentes.

 

– Como calcular a frequência dos alunos nesse período?

R: Caberá ao corpo docente da disciplina estabelecer como a frequência do aluno será computada (presença na aula ao vivo, entrega de atividade/trabalho no e-Disciplinas, etc). O importante é que o corpo discente seja avisado, com antecedência e clareza, qual será o critério utilizado pela disciplina para computar a presença. No dia 22 de maio de 2020, a CG divulgou “Diretrizes CG para Avaliações on-line e Controle de Frequência”, elaboradas para nortear o corpo docente em relação ao controle de frequência nas atividades virtuais. Além disso, foi divulgado tutorial ensinando diversas formas de como controlar a frequência via plataformas de ensino virtual.

 

– Como devo proceder caso o(a) aluno(a) entre em contato informando que está sem acesso à internet ou não possui equipamentos de informática para realizar as atividades?

R: Cada situação deve ser analisada individualmente. Inicialmente, a orientação é pedir que o(a) estudante entre em contato com a Comissão de Graduação, relatando as limitações de acesso (internet ou equipamento) para a CG verificar como pode auxiliar o aluno. De qualquer forma, é importante que o corpo docente sempre fique atento se há formas de disponibilizar o material de forma alternativa a esses alunos.

 

– Como será o processo de avaliação dos alunos nesse período?

R: O corpo docente da disciplina possui autonomia total para definir quais serão os critérios de avaliação dos estudantes nesse período excepcional, tendo em mente que é necessário manter a qualidade e excelência da formação de nossos alunos. Da mesma forma que ressaltado no caso da frequência, enfatizamos que o corpo discente deve ser avisado, com antecedência e clareza, quais serão os critérios  de avaliação da disciplina. No dia 22 de maio de 2020, a CG divulgou “Diretrizes CG para Avaliações on-line e Controle de Frequência”, elaboradas para nortear o corpo docente em relação às avaliações on-line. Além disso, foi divulgado tutorial ensinando como criar questionários na plataforma e-Disciplinas.

 

– Então, posso avaliar os alunos somente por atividades on-line à distância?

R: Sim. Se o corpo docente da disciplina entendeu que as atividades/avaliações on-line são suficientes para garantir a qualidade do ensino e que o corpo discente adquiriu os conteúdos de forma satisfatória, é possível avaliá-los somente pelas atividades realizadas à distância.

 

– Posso agendar prova teórica no retorno das atividades presenciais?

R: Sim, será possível agendar avaliações presenciais. Entretanto, em função da reposição das atividades práticas, será necessário entrar em contato com a Comissão de Graduação para verificar qual será o momento mais adequado e oportuno para aplicar a avaliação teórica presencialmente.

 

– No retorno das atividades presenciais, posso oferecer novamente os conteúdos teóricos de forma presencial?

R: Nosso compromisso é sempre manter a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Desta forma, ao término da suspensão das atividades presenciais, o corpo docente da disciplina terá autonomia plena para analisar se o oferecimento dos conteúdos à distância possibilitou que o corpo discente adquirisse os conhecimentos necessários de forma satisfatória. Caso verifique que os conteúdos não foram assimilados adequadamente, será necessário entrar em contato com a Comissão de Graduação para verificar a viabilidade de reposição de algumas atividades teóricas. Cabe ressaltar, conforme enfatizado pela PRG e Reitoria da Universidade, que o período de reposição será utilizado, prioritariamente, para as atividades práticas e experimentais, ou seja, laboratoriais, clínicas e de estágio.

 

– Haverá alterações no calendário escolar do 1° ou 2° semestre de 2020?

R: O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou, em 19 de março de 2020, a Deliberação CEE 177/2020, que fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (https://cesu.cps.sp.gov.br/deliberacao-cee-177-2020-de-19-03-2020/). Assim, após análise da conjuntura atual, a Pró-Reitoria de Graduação publicou, em 23 de junho de 2020, o novo calendário escolar de 2020.

 

– Se o conteúdo teórico da minha disciplina do primeiro semestre de 2020 já esgotou, posso adiantar conteúdos teóricos das disciplinas do segundo semestre de 2020?

R: Sim, é possível antecipar as aulas referentes às disciplinas do segundo semestre. Para isso, é importante que o responsável pela disciplina envie ofício à Comissão de Graduação com anuência do Chefe de Departamento informando: nome e código da disciplina que será antecipada, cronograma de aulas teóricas que serão ministradas e plano de trabalho com as estratégias e ferramentas on-line que serão adotadas. Todas as orientações de como solicitar a antecipação de conteúdos do 2° semestre foram encaminhados por e-mail em 1° de junho de 2020.

 

– Como posso antecipar o conteúdo teórico de disciplinas do segundo semestre se os alunos ainda não possuem avaliação final em disciplinas do primeiro semestre, sendo que algumas delas são pré-requisitos para as disciplinas do segundo semestre?

R: A Resolução CoG 7.949/2020 permite maior flexibilidade em relação às disciplinas requisitos, excepcionalmente neste ano de 2020, para auxiliar na continuidade das atividades didáticas e preservar o ano letivo. Assim, excepcionalmente neste ano, os requisitos serão amplamente flexibilizados.

Perguntas Frequentes direcionadas aos alunos

– Há previsão de quando as atividades presenciais retornarão?

R: De acordo com o novo calendário escolar da Pró-Reitoria de Graduação, as atividades presenciais retornarão em 04 de janeiro de 2021. Entretanto, conforme consta ao final do documento, as datas poderão ser revistas e alteradas a qualquer momento, assim que houver uma situação epidemiológica e sanitária favorável.

 

– Haverá alterações no calendário escolar do 1° ou 2° semestre de 2020?

R: Sim, a Pró-Reitoria de Graduação publicou, em 23 de junho de 2020, o novo calendário escolar de 2020.

 

– As férias de julho serão canceladas? E as férias de dezembro/janeiro?

R: O objetivo da USP é que o ano letivo não seja perdido. De acordo com o novo calendário escolar do ano de 2020, as férias de julho ocorrerão de 19 de julho a 16 de agosto de 2020, e no final do ano haverá período de recesso entre 19 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021.

 

– Quais atividades didáticas podem ser oferecidas à distância?

R: Somente as atividades teóricas são passíveis de oferecimento à distância, ou seja, todas as atividades laboratoriais, clínicas e de estágio estão suspensas e serão repostas integralmente.

 

– E os estágios obrigatórios, teremos que repor?

R: Sim, todas as atividades de estágio obrigatório serão repostas. Logo que for estabelecida uma data para retorno das atividades presenciais, as escalas de estágios serão analisadas e adequadas de forma a possibilitar que todos os alunos cumpram as atividades de estágio dentro do período letivo.

 

– Como será o computada de frequência nas disciplinas?

R: Caberá ao corpo docente da disciplina estabelecer como a frequência do aluno será computada (presença na aula ao vivo, entrega de atividade/trabalho no e-Disciplinas, etc). O corpo docente deve informar aos estudantes qual será o critério utilizado pela disciplina para computar a presença. No dia 22 de maio de 2020, a CG divulgou “Diretrizes CG para Avaliações on-line e Controle de Frequência”, elaboradas para nortear o corpo docente em relação ao controle de frequência nas atividades virtuais. Além disso, foi divulgado tutorial ensinando diversas formas de como controlar a frequência via plataformas de ensino virtual.

 

– Como será o processo de avaliação dos alunos nesse período?

R: O corpo docente da disciplina possui autonomia total para definir quais serão os critérios de avaliação dos estudantes nesse período excepcional, tendo em mente que é necessário manter a qualidade e excelência da formação de nossos alunos. Da mesma forma que ressaltado no caso da frequência, o corpo docente deve informar aos alunos quais serão os critérios de avaliação da disciplina. No dia 22 de maio de 2020, a CG divulgou “Diretrizes CG para Avaliações on-line e Controle de Frequência”, elaboradas para nortear o corpo docente em relação às avaliações on-line.

 

– O docente pode agendar prova teórica no retorno das atividades presenciais?

R: Sim. Se o corpo docente da disciplina entender que se faz necessária uma avaliação teórica presencial para verificar se os alunos conseguiram assimilar, adequadamente, os conteúdos da disciplina, será possível agendar uma prova presencial no retorno das atividades.

 

– No retorno das atividades presenciais, a disciplina pode oferecer novamente os conteúdos teóricos de forma presencial?

R: O compromisso do corpo docente, da CG e da Direção da FORP é sempre manter a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Desta forma, o corpo docente da disciplina tem autonomia plena para analisar se o oferecimento dos conteúdos à distância possibilitou que o corpo discente adquirisse os conhecimentos necessários de forma satisfatória. Assim, caso verifique que os conteúdos não foram assimilados adequadamente, a disciplina poderá solicitar a reposição de algumas atividades teóricas.

 

 

Comissão de Graduação – FORP/USP

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