Plataforma destaca 250 mulheres protagonistas na ciência brasileira. Profa. Elaine Del Bel da FORP (Dept. de Biologia Básica e Oral) é uma delas

Revista Galileu: Plataforma destaca 250 mulheres protagonistas na ciência brasileira.

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/02/plataforma-destaca-250-mulheres-protagonistas-na-ciencia-brasileira.html

Protagonistas – Ciências Biológicas

 

Projeto Open Box da Ciência faz levantamento inédito sobre a presença de mulheres no ambiente acadêmico e conta a história das principais pesquisadoras do Brasil

Você consegue citar o nome de três pesquisadoras brasileiras sem titubear? Essa simples missão pode parecer difícil, mas não faltam exemplos das inúmeras contribuições já feitas por elas para o desenvolvimento da ciência nacional. Para dar visibilidade às carreiras destas mulheres, a organização de mídia Gênero e Número criou o Open Box da Ciência, uma plataforma que identificou 250 mulheres que protagonizam a pesquisa brasileira e revelou novos dados sobre a presença feminina no ambiente acadêmico.

Com o apoio do Instituto Serrapilheira, o projeto lançado nesta quarta-feira (12), em São Paulo, extraiu dados da plataforma Lattes e criou um algoritmo capaz de pontuar pesquisadores e pesquisadoras a partir de alguns critérios. São eles a quantidade de artigos publicados em revistas de impacto (qualis A1, A2 e B1); a ordem de autoria dos artigos; a quantidade de prêmios recebidos e quantas vezes participou ou organizou eventos, congressos, exposições e feiras científicas — além de ter, no mínimo, doutorado.

Com a pontuação em mãos, foram selecionadas as 50 mulheres que obtiveram as maiores pontuações nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas e engenharias. Preocupando-se com a representatividade racial, cada área apresenta ao menos cinco cientistas negras e pardas.

A partir de agora, entrevistas e perfis das pesquisadoras estarão disponíveis no site do Open Box da Ciência para divulgar as contribuições de cada uma delas. Em um gráfico interativo organizado por áreas, é possível visualizar quantos prêmios recebidos e artigos publicados possui cada cientista. A plataforma também agrupou os 495 principais papers escritos por elas, que variam de assuntos relacionados a física, metalurgia, microbiologia, administração, estatística etc.

Destacamos que do Campus-USP de Ribeirão Preto, a presença, além da Profa. Elaine (FORP-USP), da Profa. Dra. Lúcia Faccioli (FCFRP-USP) e da Profa. Rita Tostes (FMRP-USP)