Prêmio Bernice Grafstein de Realizações de Excelência em Mentoring.

A Society for Neuroscience (USA) homenageia indivíduos que contribuíram significativamente para o avanço das mulheres na neurociência . A Dra. Elaine Del Bel foi agraciada em 3 de novembro de 2018, com o prêmio Bernice Grafstein de Grandes Realizações em Mentoring.

O Prêmio Bernice Grafstein de Realizações de Excelência em Mentoring reconhece indivíduos que demonstraram dedicação ao aconselhamento de neurocientistas do sexo feminino e à facilitação de sua entrada ou permanência no campo das neurociências. Foi estabelecido em 2009, sendo o prêmio apoiado por Bernice Grafstein, a primeira presidente do sexo feminino da Society for Neuroscience (USA).
A homenageada deste ano Dra. Elaine Del Bel, é professora titular e líder do Laboratório de Neurobiologia Celular da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ela também é presidente da Federação de Sociedades de Neurociência da América Latina, do Caribe e na Península Ibérica (FALAN). Durante sua carreira, treinou e orientou com sucesso mais de 130 estudantes de graduação e pós-graduação, além de bolsistas de pós-doutorado, incluindo 84 mulheres e muitos jovens cientistas da América Central e do Sul. Além de seu trabalho pioneiro em doenças degenerativas do sistema nervoso (doença de Parkinson), a professora Del Bel instituiu uma série de programas para promover a igualdade entre os estudantes, especialmente estudantes do sexo feminino,da América Latina. O compromisso de longa data de Del Bel de orientar as futuras gerações de mulheres líderes em neurociência reflete-se em sua participação em programas de divulgação científica e comitês em todo o mundo. Estes incluem servir na Organização Internacional de Pesquisas do Cérebro (IBRO), no Comitê Mulheres de Liderança Mundial em Neurociência e organizar reuniões da Women in World Neuroscience (2011 e 2012).
A Dra. Elaine Del Bel é a primeira brasileira a receber um premio da Society for Neuroscience. Esta é a maior organização mundial de cientistas e profissionais da saúde que se dedicam a entender o sistema nervoso central. É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969, com aproximadamente 37.000 membros de mais de 90 países. A reunião anual da Society for Neuroscience é a maior fonte mundial de notícias emergentes sobre ciência do cérebro e saúde. O presidente da Society for Neuroscience (Richard Huganir) escreveu: “A Society for Neuroscience está feliz em reconhecer neurocientistas, não apenas por suas contribuições em pesquisa, mas também por seus esforços para aumentar a representação das mulheres na ciência. Sua dedicação em orientar e encorajar a próxima geração de neurocientistas acabará por fortalecer o campo e levar a descobertas que avançam as neurociências.”