Docente da FORP participa de Audiência Pública: Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH do Senado Federal

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, convidou a Profa. Dra. Elaine Del-Bel para no dia 12 de março de 2018, no Plenário n“ 6, da Ala Senador Nilo Coelho, do Senado Federal, compor a mesa de debates da Audiência Pública, para debater sobre: “Instituição do mês de abril como o mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson”. A iniciativa foi do Senador Paulo Pain (PT) e foi solicitada pela ONG Vibrar Parkinson. (Convite n° 10/2018 – RDH n° 126/17 e 1/18 Audiência Pública de 12/03/2018)

Na ocasião foi debatido pela professora a importância da investigação científica básica para o progresso da ciência e melhora das condições de vida de pacientes com doenças neurológicas e ou neuropsiquiátricas. Foi discutido como descobertas científicas descritas por cientistas dedicados que ocorreram e ocorrem, aconteceram algumas vezes por acidente. A professora mostrou que a descoberta da penicilina ocorreu após um acidente no laboratório do Dr. A Fleming.

Com isso demonstrou a importância do investimento do país em Ciência e Tecnologia. Contudo, conforme descrito pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pela Academia Brasileira de Ciências, houve um corte de 54% no investimento atual quando comparado com os valores atuais.

Terminou mostrando resultados experimentais do efeito da doxiciclina, em doses sub-antibióticas, como fator neuroprotetor na doença de Parkinson, assim como evidências com pacientes (resultados anedóticos) que efeitos semelhantes podem ser observados em humanos.

Ainda estamos muito distantes do conhecimento necessário para existir a cura de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas. Neste sentido, o Grupo Saúde para Todos da Organização Mundial da Saúde recomenda parceria entre neurocientistas e profissionais da saúde para o desenvolvimento de tratamentos mais eficientes assim como entre médicos e outros profissionais com organizações não governamentais que representem o interesse dos pacientes.