Projeto “Huka Katu”

A FORP reativa Projeto Xingu.

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP) implantou o projeto “Huka Katu – a FORP no Xingu” em 2003, sob coordenação do Prof. Dr. Wilson Mestriner Júnior, docente da área de Saúde Coletiva, desenvolvendo atividades até o ano 2012, quando o Projeto foi descontinuado.

Tendo em vista sua relevância, em 2023 o Projeto “Huka Katu” foi reativado, contando com o apoio da Direção da Unidade, na pessoa do atual Diretor Prof. Dr. Paulo Nelson Filho, da Reitoria da USP, na pessoa do atual Reitor Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da Secretaria Especial de Saúde Indígena por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Xingu.

No período de 8 a 27 de outubro de 2023 ocorreu a primeira entrada para desenvolvimento de ações de saúde voltado às comunidades indígenas do médio Xingu, por uma equipe composta por oito alunos de Graduação (Eduardo Vieria de Lima; Fernanda Deodato Severo Nascimento de Jesus; Gabriela Santiago Rocha Sousa; Igor Majuste Alves Ambrosio; João Paulo Silveira Rodrigues; Laisa Alves Pinto da Silva; Luiza Machado Pedrozo; Ana Luiza Sieto Sticke), um aluno de Pós-Graduação (Igor Henrique Teixeira Fumagalli) e a equipe de área do DSEI, sob a coordenação do Prof. Dr. Wilson Mestriner Júnior, e colaboração das Profas. Dras. Soraya Fernandes Mestriner e Luana Pinho de Mesquita Lago.

Parabenizamos a FORP/USP pela importante iniciativa de reativar esse Projeto de grande relevância social, e à Equipe envolvida pela seriedade, dedicação e competência.

Para maiores informações, acesse o perfil @hukakatu do Instagram. O relatório do Projeto pode ser obtido aqui.