Professor da FORP participou do Global Consensus for Clinical Guidelines in Implant Dentistry – GCCG 2025

O Prof. Michel Messora, do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Periodontia da FORP, participou do Global Consensus for Clinical Guidelines in Implant Dentistry (GCCG), realizado de 15 a 18 de junho de 2025, em Boston (EUA).

O evento é uma iniciativa inédita da European Association for Osseointegration (EAO), em colaboração com organizações internacionais como o International Team for Implantology (ITI) e a Osteology Foundation, com o objetivo de estabelecer diretrizes clínicas globais e baseadas em evidência para a prática da Implantodontia, com foco em abordagens centradas no paciente.

O Prof. Michel foi um dos 120 pesquisadores selecionados em todo o mundo para integrar esse encontro altamente qualificado, que reuniu os maiores especialistas das principais instituições internacionais para discutir os mais recentes avanços científicos no tratamento com implantes dentários.

A primeira edição do GCCG foi dedicada à reabilitação da maxila edêntula, abordando temas como número e tempo de instalação de implantes, implantes curtos, convencionais e zigomáticos, enxertos sinusais, aumento de rebordo alveolar e tipos de próteses implantossuportadas.

Todos os pesquisadores selecionados para este evento analisaram diversas recomendações clínicas e votaram diretrizes globais, construindo fluxos clínicos para o melhor tratamento para o paciente.

Essas informações serão, em breve, publicadas em artigos científicos da área da Implantodontia para divulgarem os protocolos para todos os dentistas e pesquisadores do mundo.

A participação do Prof. Messora reforça o papel de destaque da FORP na ciência odontológica e o protagonismo brasileiro no cenário internacional.