Metrologia:
medidas lineares e de área

 
Home Histórico Instrumentos
(você está aqui)
Medidas lineares Medidas de área Referências

Instrumentos

Os instrumentos existentes para efetuar mensurações lineares e de área são muitos e variados, não sendo o escopo deste site abranger todos eles. Abaixo encontram-se alguns exemplos de instrumentos mais utilizados em pesquisa odontológica.

Paquímetros

Podem ser analógicos ou digitais. Os analógicos possuem uma escala de Vernier que possibilita a leitura de medições com uma precisão de 0,1 mm, enquanto os digitais possuem uma precisão maior.

 

Paquímetro analógico, dotado de escala de Vernier.

A escala de Vernier (ou nônio) consiste em uma peça móvel de 9 mm dividida em 10 partes iguais. Ao fazer coincidir o traço nº 1 do Vernier com o nº 1 da escala milimetrada, teremos deslocado 0,1 mm no cursor, permitindo uma medição com precisão de décimos de milímetro.

 

Paquímetro digital, dotado de visor de cristal líquido.

Por serem de uso mais simples e oferecerem uma precisão maior, normalmente os paquímetros digitais têm preferência quando são efetuadas mensurações que admitem erros da ordem de grandeza de 1 x 10-5 m.

 

Microscópios de mensuração

Quando são necessárias medidas lineares mais precisas (da ordem de grandeza de 1 x 10-6 m), podemos utilizar microscópios de mensuração. Estes aparelhos são dotados de marcadores impressos na lente ocular que permitem a marcação entre os pontos inicial e final da estrutura de interesse. Através do deslocamento da platina pelos charriots, é possível quantificar a distância linear entre dois pontos pré-determinados.

Abaixo encontram-se dois exemplos de microscópios de mensuração, um deles analógico e outro digital.

Microscópio de mensuração analógico, monocular.

 

Microscópio de mensuração digital, binocular.

 

Lupas estereoscópicas

As lupas estereoscópicas não são instrumentos de mensuração per se, porém as imagens obtidas com estes instrumentos podem ser utilizadas com softwares de análise, fornecendo dados precisos de medidas lineares e área.

 

Softwares

Com o advento e a popularização dos sistemas de aquisição digital de imagens, os softwares de análise ganharam destaque pela facilidade de uso e precisão dos dados obtidos. Entretanto, a calibração das medidas deve ser realizada com bastante cautela, pois uma informação fornecida erroneamente ao programa pode comprometer todas as mensurações.

Existem atualmente muitos programas capazes de realizar tais mensurações. Entretanto, um deles ganha destaque pela facilidade de uso e pelo fato de ser gratuito. O ImageTool, desenvolvido pela University of Texas Health Science Center at San Antonio, pode ser encontrado aqui. Seu download é gratuito, a documentação existente é vasta e o manual de instruções bastante completo.