GRANDEZAS DERIVADAS DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI)

 


 

            No Sistema Internacional distinguem-se duas classes de unidades:

-Unidades de Base das Grandezas de Base;

-Unidades Derivadas das Grandezas Derivadas.

 

            Sob o aspecto científico,a divisão das unidades do Sistema Internacinal nessas duas classes é arbitrária porque não é uma imposição da física.

            Entretanto, levando em consideração as vantagens de se adotar um sistema prático único para ser utilizado mundialmente nas relações internacionais, no ensino, no trabalho, na ciência e nas relações comerciais, decidiu basear o Sistema Internacional em sete unidades perfeitamente definidas, consideradas como independentes sob o ponto de vista dimensional: o metro, o quilograma, o segundo, o ampère, o kelvin, o mol e a candela. 

            Baseando-se nas Grandezas de Base e em suas unidades é possível construir as Grandezas Derivadas e suas respectivas unidades.

            A segunda classe de unidades Sistema Internacional abrange as Unidades Derivadas das Grandezas Derivadas, isto é, as unidades que podem ser formadas combinando-se unidades de base segundo relações algébricas que interligam as grandezas correspondentes. Diversas destas expressões algébricas, em razão de unidades de base, podem ser substituídas por nomes e símbolos especiais, o que permite sua utilização na formação de outras unidades derivadas. As Grandezas Derivadas e suas unidades estão ligadas às Grandezas de Base por relações matemáticas de divisão e multiplicação, ambas sem qualquer fator numérico diferente de 1. A Tabela 1 mostra as Grandezas Derivadas, o Nome, o Símbolo e as expressões em outras unidades e em unidades de base do Sistema Internacional para unidades de energia e outras grandezas correlatas.

 

Tabela 1. Grandezas Derivadas, o Nome, o Símbolo e as expressões em outras unidades e em unidades de base do Sistema Internacional para unidades de energia e outras grandezas correlatas..

Grandeza Derivada

Nome

Símbolo

Expressão em outras unidades

Expressão em Unidades de Base

Capacidade elétrica

farad

F

C/V

m2 . kg-1 . s4 . A2

Condutância elétrica

siemens

S

A/V

m2 . kg-1 . s3 . A2

Diferença de potencial elétrico

volt

V

W/A

m2 . kg . s-3 . A-1

Energia, Trabalho e Quantidade de calor

joule

J

N . m

m2 . kg . s-2

Fluxo de indução magnética

weber

Wb

V . s

m2 . kg . s-2 . A-1

Freqüência

hertz

Hz

 

s-1

Indução magnética

tesla

T

Wb/m2

kg . s-2 . A-1

Indutância

henry

H

Wb/A

m2 . kg . s-2 . A-2

Potência e Fluxo de energia

watt

W

J/s

m2 . kg . s-3

Quantidade de eletricidade, Carga elétrica

coulomb

C

 

s . A

Resistência elétrica

ohm

W

V/A

m2 . kg-1 . s-3 . A-2

 

            Deve-se salientar que todas essas unidades mencionadas na Tabela 2 tem, cada uma, sua definição. Seguem-se as definições de cada uma das unidades:

·        o farad é o valor que deixará passar uma corrente de 1 ampère quando a tensão estiver variando na razão de 1 volt por segundo;

·        o siemens é o inverso do ohm, ou seja, o inverso da Resistência elétrica;

·        o volt é igual à diferença de potencial existente entre duas seções transversais de um condutor percorrido por uma corrente elétrica variável de 1 Ampère, quando a potência dissipada entre as duas seções é igual a um watt.

·        o joule é o trabalho necessário para exercer a força de um newton pela distância de um metro;

·        o weber equivale ao fluxo que, ao atravessar um espira, produz nela uma força eletro motriz igual a 1 volt, se reduzido uniformemente a zero em 1 segundo;

·        o hertz é a unidade para freqüência e é definida como o número de oscilações por segundo;

·        o tesla é a unidade de Indução magnética;

·        o henry é quando a taxa de variação da corrente elétrica no circuito é um ampère por segundo e a força eltro motriz resultante for de 1 volt;

·        o watt equivale a 1 joule por segundo;

·        o coulomb é a quantidade de carga elétrica carregada pela corrente de 1 ampère durante 1 segundo;

·        o ohm corresponde à resistência de um condutor quando percorrido por uma corrente de 1 ampère sob uma tensão de 1 v.

 

 


Última atualização: 19/07/05