Leito de Procusto e a USP

Jesus Djalma Pécora

 

 

Na mitologia grega há um mito que se chama Leito de Procusto, que relata o seguinte:

"Procusto era um bandido que vivia em uma floresta e ele tinha uma imensa cama. Todos os que passavam pela floresta eram presos e colocados por ele em sua cama. Dos que eram muito grande, Procusto cortava os pés e dos que eram muito pequeno, Procusto os esticavam. A tamanho da cama era o padrão utilizado por Procusto."

Na USP todos os professores devem ser pesquisadores e a produção de papers internaionais Qualis A é o tamanho da  cama. Assim, ser bom pesquisador e ser bom professor pode ser possível, mas nem sempre ocorre, pois essas duas situações não estão ligadas ou interligadas, uma vez que exigem dons diferentes.

Muitos são professores dotados de grande capacidade didática e de grande afetividade para ensinar, enquanto outros, tem grande capacidade para pesquisar. A USP-Procusto tolhea todos, pois exige que os pesquisadores sejam professores e os professores sejam pesquisadores, medindo a todos na mesma cama. Assim corta alguma coisa de todos. Isto é nada mais , nada menos que a negação do gênio próprio de cada um.

 

 

BACK