A HUMANIDADE E SUAS INTOLERÂNCIAS

Jesus Djalma Pécora

 

 

Invariavelmente, todas as noites, os noticiários televisivos trazem reportagens sobre as ações beligerantes entre os judeus e os palestinos muçulmanos.

            Estes dois povos são intransigentes, pois acreditam que são os enviados de Deus e seus representantes exclusivos.

            Procurando saber um pouco de cada religião, observei que nenhuma fé prega o ódio e a intolerância. Buda, Abhaão, Moises, Krisna, Cristo , Maomé e muitos outros pregaram o amor, a tolerância e a compreensão.

Os homens religiosos foram e são os que deturpam os ensinamentos desses grandes mestres, chamando para cada religião ou seita a responsabilidade de salvar o mundo.

            Assim, houve as Cruzadas, onde os cristãos e muçulmanos lutam sangrentamente em nome de um Deus exclusivo e único. Os muçulmanos e judeus lutaram e continuam lutando, matando-se e se mutilando por um pedaço de terra desértica. Os hindus e muçulmanos se atacam pela posse e domínio de determinados lugares chamados de sagrados, como se a terra toda não fosse sagrada.

            Buda nunca disse que os budistas eram os mais sábios e mais abençoados que os outros. Ele ensinou que há mais de um caminho para a iluminação.

Moises nunca disse que os judeus foram escolhidos porque eram especiais. Ele disse que os judeus foram escolhidos por Deus para serem Seu exemplo.

Cristo nunca disse que seus seguidores eram os melhores e mais santos que os outros. Ele disse que deveríamos amar o próximo como a nós mesmos.

            Maomé pregou a tolerância, o respeito e a compreensão entre os povos. Ele não mandou atar bombas aos corpos dos fiéis de destruir o semelhante. O que ele chamou de guerra santa nada mais é do que o caminho que cada pessoa deve seguir para atingir o Criador. Ele nunca pregou guerra contra os cristãos e os judeus.

            Assim, podemos afirmar com segurança que não é a fé em Deus que gera o ódio, a intolerância. É, exatamente a falta de fé. Se Deus é amor, não faz sentido tanto ódio, intolerância e preconceito.

            Infelizmente os homens usaram e continuam a usar as religiões para justificarem quaisquer coisas de seu interesse com base na sua gama de poder e dominação.. Qualquer religião que tenha a pretensão de ser a mais certa, a mais próxima de Deus, a escolhida, deveria, no mínimo, exaltar o amor, a paz, a tolerância, a concórdia, a compaixão ao próximo e à todas as outras religiões.

            Fujamos dos líderes religiosos que acham que as outras religiões estão erradas, que os outros são pecadores, que os outros estão perdidos. Fujamos, pois estamos diante de fanáticos e, todos os fanáticos são intolerantes e preconceituosos e, sem dúvida, estão longe de Deus, que é amor e paz.

            Nós, somente nós, somos responsáveis por nossas vidas, não os nossos pais, nossos amigos, nossos professores, nossos sacerdotes, nossos pastores, nossos rabinos, nossos gurus, etc. Assim, devemos respeitar todas as crenças, todos os tipos de fé, que expressão a tolerância e o amor. Porém, devemos distanciar dos intolerantes, pois estes fanáticos dividem a humanidade.

 

 

BACK