SERVIÇO DE OCLUSÃO E DISTÚRBIOS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR ( S.O.D.A.T)

 

CRIAÇÃO:

O Serviço de Oclusão e Distúrbios da Articulação Temporomandibular(SODAT), foi criado em abril de 1990, através da elaboração de um projeto aprovado pelo Conselho do Departamento de Odontologia Restauradora, Supervisão de Clínica e pela Douta Congregação. Na comemoração de seus 10 anos, recebeu Menção Honrosa pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, pelos seus brilhantes serviços prestados.

 

PROPOSTA:

A proposta do SODAT é a de realizar atendimentos clínicos a pacientes com dores orofaciais e desordens temporomandibulares.Também, visa o desenvolvimento de pesquisas na área sobre diagnóstico, técnicas de tratamento, métodos, materiais e equipamentos.

 

LOCAL DE ATENDIMENTO:

Os atendimentos de pacientes são realizados na Clínica 3 da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

 

ATENDIMENTOS E HORÁRIOS:

O atendimento é realizado pelos professores da área, pela cirurgia-dentista e fonoaudióloga do Departamento de Odontologia Restauradora e pelos pós-graduados, em dias e horários pré-determinados semestralmente, com uma carga horária máxima de 20 horas semanais.

 

SELEÇÃO DE PACIENTES:

De maneira geral,os pacientes passam pelo Setor de Triagem e Encaminhamento de Pacientes da FORP-USP,  recebem as orientações gerais com relação a vagas e encaminhamento para tratamento na Oclusão. O SODAT absorve os pacientes que foram atendidos na disciplina de OCLUSÃO II-graduação, na pós-graduação e nos cursos de aperfeiçoamento, mas que não receberam alta e que necessitam de continuidade de tratamento, e também, novos pacientes de acordo com a disponibilidade de vagas e interesse para as pesquisas.

PERFIL DO PACIENTE:

 

Basicamente, pacientes adultos ou adolescentes que apresentem sinais e/ou sintomas de desordens temporomandibulares tais como: dores nos músculos da mastigação, dores e/ou ruídos articulares desgastes dentais, limitações nos movimentos da mandíbulas, e outros mais, e que tenham condições orais básicas que permitam o tratamento de oclusão, sem que haja necessidade de tratamento prévios (exodontia, endodontia, periodontia, dentistica).

 

PROCEDIMENTOS OFERECIDOS:

No SODAT, os procedimentos diferem daqueles realizados na Disciplina de Oclusão II,  quanto ao grau de complexidade,  por serem executados por estagiários, pós-graduandos e pós-graduados na área de odontologia e afins, supervisionado pelos docentes.

 

 Voltar a Página Inicial