ISOLAMENTO ABSOLUTO DO COMPO OPERATÓRIO COM A AJUDA DE CIANOCRILATO: CASOS CLÍNICOS.

Rev. Bras. Odont. 53(6):36-37 nov./dez., 1996

Manoel D. SOUSA NETO,Paulo C. SAQUY, Yara T. C. SILVA SOUSA, Ricardo G. SILVA, Jesus D. PÉCORA

RESUMO: Os autores apresentaram situações clínicas de isolamento absoluto do campo operatório com ajuda do adesivo cianoacrilato.

SUMMARY: The authors showed clinical situations of general field isolation with yhe aid of the cyanoacrylate adhesives.

INTRODUÇÃO

O isolamento do campo operatório consiste numa complementação das medidas que visam à cirurgia asséptica, proteção dos tecidos circunvizinhos e da integridade física do paciente.

COHEN & BURNS1 (1980); INGLE & BEVERIDGE2 (1976), relataram a importância e os objetivos da utilização do dique de borracha. Segundo esses autores, a colocação do isolamento absoluto em Endodontia proporciona proteção do paciente contra aspiração de instrumento durante a intervenção endodôntica, campo operatório limpo, melhor visão da área de trabalho, melhor eficiência impedindo a conversa do paciente durante o tratamento e troca repetidas de rolo de algodão.

O profissional freqüentemente depara-se com situações em que o isolamento absoluto do campo operatório torna-se tarefa bastante trabalhosa, ou até mesmo contra-indicado tais como: grande perda tecidual coronária por cárie ou fraturas; dentes de coroas expulsivas; dentes preparados para restaurações metálica fundidas traumatismo dental, etc. Para essas situações, são necessários procedimentos como a gengivectomia, reconstrução coronária, confecção de coroas metálicas, confecções de anéis de cobre, colocação de bandas ortodônticas e isolamento absoluto sem a presença de grampos de retenção.

ROAHEN & LENTO4 (1992) propuseram uma técnica de isolamento absoluto utilizando o cianacrilato para dentes com coroas totalmente destruída. Segundo LIEBENBERG3 (1994), que também utilizou o cianocrilato para a retenção do isolamento absoluto, esse material é o único adesivo biocompatível que polimeriza na presença de íons hidroxila, abundantes no meio bucal, e adere a tecido úmido sem a ajuda de um catalisador.

O objetivo do presente trabalho é mostrar uma técnica de isolamento absoluto com a utilização do cianacrilato, em situações onde este é dificultado por grande perda de tecido coronário por cárie ou fratura.

O cianocrilato é encontrado no Brasil com o nome comercial de Super Bonder.

TÉCNICA PARA UTILIZAÇÃO DO CIANACRILATO

A técnica proposta é bastante simples. Uma vez colocado o lençol de borracha preso ao grampo que melhor se fixar ao dente, o cianacrilato é aplicado com auxílio de um Hollenback ou cureta, na face dental onde não há uma perfeita adaptação da borracha, permitindo a infiltração de fluidos bucais.

O cianocrilato é aplicado com objetivo de unir o lençol de borracha à interface dente-gengiva, impedindo a infiltração de saliva no campo operatório (Figura 1).Fotografia mostrando isolamento absoluto de um molar inferior em que foi colocado grampo, dique de borracha e o cianocrilato na região distal do dente que apresentava uma cárie extensa.

Nos casos onde há necessidade de isolar vários dentes, a técnica consiste em:

a) o lençol de borracha é preparado de forma que, para cada elemento dental haja uma perfuração;

b) a borracha é colocada em posição e fixada com auxílio de grampos nas extremidades;

c) o lençol é colocado na região cervical do dente e, com auxílio de uma cureta ou Hollenback, faz-se a aplicação do cianacrilato;

d) é importante manter a borracha em posição até a polimerização do cianacrilato, que ocorre rapidamente

(Figura 2) Fotografia mostrando isolamento absoluto da região anterior superior em que o cianocrilato foi utilizado para o isolamento de vários dentes.

A remoção do isolamento absoluto onde se aplicou o cianocrilato não apresenta dificuldades, bastando apenas a remoção do grampo e, em seguida, do lençol de borracha. O cianocrilato é removido junto com ela , sendo facilmente dos tecidos moles onde eventualmente tiver aderido.

DISCUSSÃO

O preparo e a colocação adequada do dique de borracha por esse método podem ser realizados rapidamente, impedindo a infiltração de fluidos bucais, facilitando o procedimento endodôntico.

SAQUY5 (1989) relata que 44,30 % dos tratamentos endodônticos são realizados sem o isolamento absoluto, sendo que 12,1% devem-se a dentes sem coroas, 7% devido a má posição dental e 12,2% à dificuldade profissional na colocação do lençol de borracha.

Sabe-se que há sérias dificuldades para a colocação do dique de borracha em alguns casos que, na maioria deles, exigem procedimentos tais como: confecção de coroas; restaurações de superfícies dentais e intervenções cirúrgicas que possibilitem a instalação do isolamento absoluto1.

Em dentes que se apresentam destruídos por cáries extensas nas faces proximais, que mesmo com a colocação do grampo e o dique de borracha, há a infiltração de fluidos do meio bucal para o campo operatório, pode-se utilizar a colocação do grampo, do dique de borracha e do cianocrilato (Figura 1).

A técnica proposta mostrou-se bastante eficiente em casos de traumatismo dental, onde a intervenção endodôntica imediata é necessária, pois com auxílio do cianocrilato, conseguiu-se a manutenção do isolamento em posição sem o uso de grampo, uma vez que a sua colocação no dente traumatizado pode agir com uma injúria a mais nas estruturas de suporte.

A técnica proposta tem sido utilizada pelos autores com bastante sucesso, pois permite o isolamento do campo operatório de forma rápida e eficiente, o que permite ao profissional e ao paciente o desenvolvimento das etapas operatórias do tratamento odontológico com maior segurança e rigidez técnica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. COHEN, S & BURNS, R.C. Pathways of the pulp, 2 ed. California, C.V. Mosby Co, 1980

2. INGLE J.I. & BEVERIDGE, E.E. Endodontics, 2 ed. Philadelphia, Lea & Febiger, 1976.

3. LIEBENBERG, W.H. General field isolation and the cementation of indirect restorations: Part II. J. Dental Assoc. of South Africa. 49(7): 415-9, 1994.

4. ROAHEN, J.O. & LENTO, A.C. Using Cyanoacrylate to facilitate rubber dam isolatio of teeth. J. Endodont. 18(10): 517-19, 1992.

5. SAQUY, P.C. Algumas características de tratamento endodôntico realizados por Cirurgião-dentistas de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto 1989, Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Webmaster Jesus Djalma Pecora
Update 16/7/97