Endosônicos

Em 1976 um aparelho de ultra-som foi adaptado para o uso em endodontia, e a técnica foi chamada de Endosônica. O instrumento trabalha em freqüências que variam de 25 a 40 kHz, causando um movimento oscilatório característico. Quando uma solução irrigante é utilizada na instrumentação ultra-sônica , a lima faz com que este líquido se agite devido às forças de turbulência geradas. Há um sinergismo da ação física da lima e a ação química da solução irrigante, sendo que a microturbulência acústica somada à ação física da lima são úteis na limpeza e remoção de obstruções do canal.

A peça de mão sônica opera em freqüências muito menores que a ultra-sônica, cerca de 1 a 3 kHz, e seu movimento é diferente. Apesar de apresentar um grande movimento vertical quando livre, este é substituído por um movimento vertical de limagem quando dentro do canal radicular. Este movimento aliado ao desenho das limas produz uma ferramenta eficiente no preparo do canal radicular e pode ser uma técnica eficiente.

A técnica Endosônica parece eliminar mais o debris e produzir paredes mais lisas quando comparada à técnica manual. A ação bactericida da solução irrigante também se mostra mais eficiente com o emprego desta técnica.

Clique nas palavras sublinhadas para ver animações de instrumentos sônicos e ultra-sônicos.


Para voltar à página anterior, clique no
botão "Back" do seu browser.


Este é o Mapa de Navegação. Para aprender a usá-lo, clique em "Ajuda".Navigation Map