Pós-Graduação

Comissão de Pós-Graduação

Serviço de Pós-Graduação

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE

O QUE É?

PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino tem por principal objetivo aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação.

Este Programa é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005 e destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Sua composição consiste em duas etapas:

1 – Preparação Pedagógica;

2 – Estágio Supervisionado em Docência.

Maiores informações podem ser obtidas no Serviço de Pós-Graduação da FORP, pelo telefone: (16) 3315-3955 ou pelo e-mail: spg@forp.usp.br

 

ETAPA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

1 – Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;

2 – Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;

3 – Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

A FORP/USP oferece semestralmente, em seus cursos de Pós-Graduação, disciplinas que são correspondentes a Etapa de Preparação Pedagógica, sendo elas: Metodologias e Dinâmica do Ensino em Odontologia (8035743) e Didática para o Curso de Odontologia (8035745).

Seus oferecimentos podem ser consultados pelo Sistema Janus: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf .

 

ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

Critério para Seleção (Comissão Coordenadora do PAE da FORP)

Resultado  Final – 2 º/2018

 

RELATÓRIOS

Relatório Supervisor

Relatório Estagiário

 

Processos Seletivos

Seleção para Ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado da FORP no segundo semestre de 2018

 

Estão abertas, no Serviço de Pós-Graduação da FORP-USP, as inscrições para seleção de alunos nos cursos de Mestrado e/ou Doutorado dos Programas de Pós-Graduação relacionados abaixo, com início do curso previsto para julho/2018.

 

ODONTOPEDIATRIA – Doutorado

ODONTOLOGIA RESTAURADORA – Doutorado

ODONTOLOGIA (PERIODONTIA) – Doutorado

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL – Mestrado e Doutorado

BIOLOGIA ORAL – Mestrado e Doutorado

* Folder com maiores detalhes, tais como período de inscrição, número de vagas, documentos para inscrição e informações sobre as etapas do processo seletivo clique sobre a Área de interesse relacionada acima.