A FORP

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto oferece, anualmente, 80 vagas para o curso de graduação em Odontologia.

Possui cursos de pós-graduação no Programa de Odontopediatria (Mestrado), Periodontia (Mestrado), Reabilitação Oral (Mestrado e Doutorado) e Odontologia Restauradora (Mestrado e Doutorado), todos reconhecidos pela CAPES.

Oferece também, Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” e cursos de Extensão Universitária (Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização e Difusão) em diversas áreas.

O corpo docente da Faculdade é constituído por 88 professores, dos quais 70% estão em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa e 91,25% possuem o título de Doutor, Livre-Docente ou Titular.

A Supervisão de Clínicas, instituída pela Congregação da FORP – USP em 1982, tem como objetivo racionalizar, organizar e administrar as clínicas e laboratórios didáticos bem como, setores fundamentais como esterilização, lavanderia, manutenção de equipos, distribuição e dosagem de materiais odontológicos e o Serviço de Pronto Atendimento em Urgência, Emergência e Triagem de Pacientes.

As clínicas contam com 197 consultórios instalados em 7 clínicas que atendem alunos do curso de graduação, especialização, pós-graduação e estagiários.

Dando apoio às clínicas, a FORP – USP possui vários laboratórios didáticos, sendo 3 multidisciplinares e os demais específicos, como o de Ortodontia, Materiais Dentários e Prótese, Cerâmica, Fundição, Microscopia, Histopatologia, Anatomia e outros de pesquisa como: Laboratório de Genética, Eletromiografia, Neurofisiologia, Neuroendocrinologia, Endodontia, Dentística, Histopatologia Bucal, Solda à Laser, Análise de Corrosão, Laboratório de Cultura de Células, Laboratório Integrado de Pesquisa em Biomateriais (LIPEM), Laboratório de pesquisa em Odontologia Restauradora em Laser, entre outros. Conta, também, com o Serviço Especializado em Radiografia e Documentação Ortodôntica (SERDO), o Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO), o Centro Integrado de Estudos de Deformidades da Face (CIEDEF), em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a Clínica para Atendimento a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais e a Clínica para Atendimento a Pacientes Mutilados de Face.

A FORP tem apresentado um significativo aumento, qualitativo e quantitativo, da produção de conhecimento científico, dada a sua crescente produção (publicação de artigos científicos em periódicos de impacto elevado), como também aumento na obtenção de recursos extra-orçamentários junto às Instituições de Fomento.

Além das atividades de ensino e pesquisa, a FORP presta diversos serviços à comunidade, realizando vários tipos de procedimentos odontológicos, dos mais simples aos mais complexos. O apoio da Reitoria da Universidade de São Paulo possibilitou à FORP a recuperação de espaços físicos e a instalação de novos equipamentos, que permitem à população receber atendimento odontológico de acordo com as Normas de Biossegurança.