Publicação no site do Instituto do Cérebro e Medula Espinhal, INSERM em Paris – França

A doxiciclina: uma nova esperança terapêutica na doença e Parkinson?

Duas pesquisadores brasileiras da Universidade de São Paulo Elaine Del-Bel (FORP- Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica) e Rosangela Itri (IF, Departamento de Física Aplicada) em colaboração com a equipe Argentina, dirigida por Rosana Chehin (Universidade de Tucuman) e duas pesquisadoras do Instituto do Cérebro e da Medula Espinhal (Paris França), Rita Raisman-Vozari (Diretora de Pesquisa do CNRS, Emérita), e Julia Sepulveda-Diaz, descobriram que a doxiciclina, um medicamento utilizado há mais de meio século como antibiótico, é capaz de reduzir, em doses muito baixas, a toxicidade de uma proteína envolvida na doença de Parkinson, a a-sinucleína. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports, do grupo Nature.

Graças a uma abordagem multidiciplinar envolvendo biofísica, bioquímica e a neurobiologia, as pesquisadoras descreveram mecanismos por meio dos quais a doxiciclina atua efetivamente na neutralização das formas tóxicas da a-sinucleína.

A mesma equipe havia demonstrado em publicação anterior, utilizando um modelo experimental da doença de Parkinson, que o antibiótico doxiciclina, administrada por via oral, exercia ação neuroprotetora sobre os neurônios dopaminérgicos cerebrais,  cuja perda é a origem dos problemas motores da doença de Parkinson (Lazzarini e colegas, Glia 2013)

Este conjunto de resultados permitirá a realização, num futuro muito próximo, de ensaios clínicos com pacientes.

Notícia vinculada no Jornal da USP clique aqui

Referências:

• Repurposing doxycycline for synucleinopathies: remodelling of α-synuclein oligomers towards non-toxic parallel beta-sheet structured species. González-Lizárraga F, Socías SB, Ávila CL, Torres-Bugeau CM, Barbosa LR, Binolfi A, Sepúlveda-Díaz JE, Del-Bel E, Fernandez CO, Papy-Garcia D, Itri R, Raisman-Vozari R, Chehín RN. Scientific Reports 2017 Feb 3

• Doxycycline restrains glia and confers neuroprotection in a 6-OHDA Parkinson model. Lazzarini M, Martin S, Mitkovski M, Vozari RR, Stühmer W, Del-Bel E. Glia 2013 Jul 6

Versão em Francês

La doxycycline : un nouvel espoir thérapeutiquepour la maladie de Parkinson ?

Deux chercheurs de l’Institut du Cerveau et de la Moelle épinière, Rita Raisman-Vozari, Directeur de Recherche émérite au CNRS, et Julia Sepulveda-Diaz, en collaboration avec l’équipe argentine dirigée par Rosana Chehin (Université de Tucuman) et deux équipes brésiliennes dirigées par Rosangela Itri et Elaine Del-Bel (Université de Sao Paolo), ont découvert que la doxycycline, un médicament utilisé depuis plus d’un demi-siècle comme antibiotique, était capable de réduire, à faibles doses, la toxicité d’une protéine impliquée dans la maladie de Parkinson, l’a-synucléine. Les résultats ont été présentés récemment dans le journal Scientific Reports, publié par le groupe Nature.

Grâce à une approche multidisciplinaire, impliquant la biophysique, la biochimie et la neurobiologie, les chercheurs ont décrit les mécanismes par lesquels la doxycycline agirait, en neutralisant, notamment, les formes toxiques d’a-synucléine.

Les mêmes équipes avaient précédemment déjà montré, dans un modèle expérimental de la maladie de Parkinson, que la doxycycline administrée par voie orale, exerçait une action neuroprotectrice vis-à-vis des neurones dopaminergiques, dont la perte est à l’origine des troubles moteurs de la maladie (Lazzarini et collègues, Glia, 2013).

Ces différents résultats pourraient permettre d’envisager des essais cliniques chez l’homme dans un proche avenir.

Références :